sexta-feira, 23 de janeiro de 2015

HOMILIA PARA O DIA 25 DE JANEIRO DE 2015

CONVERTAM-SE E CREIAM NO EVANGELHO!

Já não é mais novidade que os meios de comunicação social, frequentemente,  dão importância a fatos que muitas vezes tem pouca relevância e outras vezes deixam passar em branco verdades quem são importantes. Nesta semana os noticiários se encarregaram de publicar aos quatros ventos  a expressão do Papa Francisco: "Algumas pessoas pensam - e desculpem minha expressão aqui - que, para ser um bom católico, eles precisam ser como coelhos. Não. Paternidade tem a ver com responsabilidade. Isto é claro", respondeu o papa surpreendendo os jornalistas”. A ênfase dada à primeira parte da frase fez passar despercebida a sua conclusão: “Paternidade tem a ver com responsabilidade”. É exatamente neste sentido que as leituras apresentam Deus e o seu projeto para todos os povos.
Nínive, para onde Jonas foi enviado, era uma comunidade para a qual os judeus davam pouco ou nenhum valor. Entretanto é ali que a bondade do criador quis se manifestar e para quem fez um pedido decisivo: “Quarenta dias e Nínive será destruída”. As palavras do profeta surtiram imediatamente efeito: “Os ninivitas acreditaram em Deus; aceitaram fazer jejum, e vestiram sacos, desde o superior ao inferior”.
Ontem como hoje todos podem repetir como se faz no Salmo deste domingo: “Mostrai-me, ó Senhor, vossos caminhos, e fazei-me conhecer a vossa estrada!
Vossa verdade me oriente e me conduza, porque sois o Deus da minha salvação
”.  Com esta certeza fica ainda mais necessário aceitar o convite que Paulo faz aos Coríntios na segunda leitura: “
Pois a figura deste mundo passa”.
Neste sentido as palavras de Jesus são uma luva: “Convertam-se e creiam no Evangelho”.  Aqueles que assim procederem compreenderão, como os discípulos, a extensão da sua missão e darão  muito mais valor às suas vidas.
Diante destas palavras fica claro que é importante compreender “Quem não quer perder a validade, ouve as sugestões, olha para o que é novo de maneira curiosa e não resistente”.

A oração de todos ajudará a olhar o horizonte da própria transformação  a fim de que a vida nova recebida no batismo faça brilhar os dons que Deus concede a todos. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário