sábado, 28 de fevereiro de 2015

DEUS SALVA E ACOLHE A TODOS!

Nos últimos o Brasil assistiu estarrecido a diversas manifestações de toda ordem contra situações doloridas pelas quais passa a sociedade como um todo. São escândalos de corrupção que envergonham a todos. É manifestação dos caminhoneiros, outros trabalhadores em distintas partes e de diferentes categorias todos com uma lista enorme de reinvindicações que lhes garanta melhores condições de trabalho mais dignidade.
Esses acontecimentos mostram que raramente uma ação humana é realizada sem um propósito claro sobre qual resultado quer alcançar. Assim também ano após ano, a liturgia da Igreja celebra o tempo da quaresma com a intenção de preparar aqueles que entram nesse mistério para celebrar a pascoa.
A leitura de Gênesis, a primeira no elenco previsto para esse domingo, narra de modo estarrecedor a história do pai que se propõe sacrificar o próprio filho. A prática que era comum para os povos conterrâneos de Abraão quase chega ao desastre da morte. Entretanto, Deus intervém e confirmando a fé do patriarca  afirma: “'Juro por mim mesmo -  diz o  Senhor -, uma vez que agiste deste modo e não me recusaste teu filho único, eu te abençoarei e tornarei tão numerosa tua descendência como as estrelas do céu e como as areias da praia do mar. Teus descendentes conquistarão as cidades dos inimigos. Por tua descendência serão abençoadas todas as nações da terra, porque me obedeceste”.
No momento em que o anjo mostra o cabrito para ser sacrificado fica clara a vontade de Deus: Ele é o Pai da vida e não compactua com nenhuma forma de desrespeito pela dignidade da pessoa humana.
É neste sentido que ganha ainda mais importância a oração do Salmo: “Andarei na presença de Deus, junto a ele na terra dos vivos. Guardei a minha fé, mesmo dizendo: É demais o sofrimento em minha vida!”.
São Paulo, escrevendo aos Romanos anuncia palavras de conforto. Mesmo diante de todo e qualquer sofrimento o cristão pode ter uma certeza: “Se Deus é por nós, quem será contra nós”.
A narrativa da Transfiguração de  Jesus tem por objetivo revelar de modo claro que Jesus é o Filho de Deus e que todo o que nele crer receberá a recompensa. Obviamente que para isso não se pode ficar parado sobre o monte ou em qualquer lugar, trata-se de lutar para que aquilo que direito aconteça.
Diante da palavra de Deus deste domingo é importante não se deixar iludir por falsas expectativas, como se algum milagreiro pudesse, num passe de mágica, resolver todos os problemas de todos.
Participar das manifestações que a sociedade civil organizar é um gesto importante e necessário, não, porém fazendo desses atos oportunidades para oportunistas anunciar respostas mágicas para problemas que precisam ser resolvidos com a participação de todos.
Que a oração da quaresma com as orações e o Jejum coloque o Brasil  e os brasileiros no caminho da necessária e útil transformação em uma pátria livre, justa, democrática e cidadã.


Nenhum comentário:

Postar um comentário