sábado, 7 de fevereiro de 2015

HOMILIA PARA O DIA 08 DE FEVEREIRO DE 2015

E NOS MOSTRE O SENTIDO QUE A VIDA CONTÉM...

A existência humana é feita de altos e baixos. Determinados momentos da vida a pessoa está bem, todas as situações concorrem para  a realização pessoal e daqueles que lhe são próximos. Os negócios dão certo, a saúde esta bem, as relações familiares e sociais também se completam. Enfim, se pode dizer que naquelas ocasiões “Tudo vai bem!”
Porém, não faltam ocasiões em que parece nada dar certo. Tem-se a impressão que todos voltaram as costas e que até Deus se esqueceu das pessoas e da humanidade. E nestes casos como que num efeito dominó tudo parece dar errado. É o que se costuma qualificar como “Um dia daqueles”.
Este último sentimento é o que Jó manifesta na primeira leitura deste domingo: “Não é acaso uma luta a vida do homem sobre a terra? Seus dias não são como dias de um mercenário? Como um escravo suspira pela sombra, como um assalariado aguarda sua paga assim tive por ganho meses de decepção, e couberam-me noites de sofrimento”.
Nesta situação, uma atitude é indispensável: Descobrir  o verdadeiro rosto de Deus. Aquele que é louvado pelo salmo proclamado na liturgia deste domingo: “Ele conforta os corações despedaçados, ele enfaixa suas feridas e as cura; fixa o número de todas as estrelas e chama a cada uma por seu nome”.
Exatamente o mesmo rosto que Jesus revelou com suas ações em favor dos que encontrava com necessidades. No evangelho Ele vai à casa de Pedro e “A sogra de Simão estava de cama, com febre, e eles logo contaram a Jesus. E ele se aproximou, segurou sua mão e ajudou-a a levantar-se. Então, a febre desapareceu”.
Como se isso não bastasse, o relato de Marcos mostra outras ações de Jesus: É tarde, depois do pôr-do-sol, levaram a Jesus todos os doentes. Jesus curou muitas pessoas de diversas doenças”. A narrativa deste domingo se conclui: “Jesus andava por toda a Galileia, pregando em suas sinagogas e expulsando os demônios”.
Para dar sentido a existência e evitar que os momentos de sofrimento se transformem em tempestade permanente, um convite dirigido a toda pessoa: Gastar a sua vida para diminuir o sofrimento dos demais.
Participar da celebração da Eucaristia, rezar com os irmãos na mesma fé são maneiras de erguer a cabeça e de reconhecer a ação maravilhosa que Deus faz e fez em favor de todas as gerações. Ontem como hoje Deus conforta os corações despedaçados.



Nenhum comentário:

Postar um comentário