sexta-feira, 13 de fevereiro de 2015

HOMILIA PARA O DIA 15 DE FEVEREIRO DE 2015

ACOLHER E CUIDAR...

A festividade do carnaval, preparada e esperada pelo povo brasileiro pode ser uma oportunidade para compreender muitos ensinamentos. Uma das lições que o carnaval oferece é a oportunidade para a inclusão. Por traz das fantasias e alegorias muitas pessoas conseguem curtir a vida e celebrar a amizade, condição que não teriam no cotidiano das suas relações. Trata-se da grande parcela dos excluídos da sociedade contemporânea.
A leitura da Palavra de Deus neste domingo traz, igualmente uma lição sobre inclusão e exclusão, sobre acolher e cuidar. O texto do Levítico na primeira leitura faz um relato daquilo que uma comunidade cristã não deve realizar. De fato o livro não tem finalidade de praticar o acolhimento, mas de cumprir uma lei. E no caso a lei é impedir a participação comunitária daqueles que o sacerdote considera impuros e pecadores.
Não é esta a vontade de Deus, situação que é possível reconhecer na oração do salmo quando se diz: “Feliz o homem que foi perdoado e cuja falta já foi encoberta! Feliz o homem a quem o Senhor  não olha mais como sendo culpado, e em cuja alma não há falsidade!”.   Neste verso está clara a intenção de Deus que é o refrão do salmo: Sois, Senhor, para mim, alegria e refúgio”.
Este é também o pensamento de São Paulo na carta aos coríntios: Fazei como eu, que procuro agradar a todos, em tudo, não buscando o que é vantajoso para mim mesmo, mas o que é vantajoso para todos, a fim de que sejam salvos”. O que Paulo recomenda para suas comunidades é a manifestação daquilo que fez Jesus e que o Evangelho de Marcos tão bem retrata: Jesus, cheio de compaixão, estendeu a mão, tocou nele, e disse: 'Eu quero: fica curado!”.
Ora, a atitude de Jesus, foi colocada em prática por Paulo e muitas outras pessoas ao longo dos tempos. A palavra de Deus deste domingo convida e  provoca cada cristão a fazer o mesmo que Jesus.
Não é necessário esperar o carnaval e que as pessoas apareçam fantasiadas para  esconder suas diferenças. É importante, como cristãos, acolher a todos, não fazer distinção de ninguém.

Acolher e cuidar é uma missão que todos os cristãos podem colocar em prática no seu dia a dia. Condição que se fortalece quando os irmãos se reúnem em oração comunitária. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário