sábado, 21 de fevereiro de 2015

HOMILIA PARA O DIA 22 DE FEVEREIRO DE 2015

O REINO DOS CÉUS ESTÁ NO MEIO DE VOCÊS!

A crise de credibilidade que toma conta de todas as esferas de governo, dentro e fora do Brasil, precisa ser vista com um olhar  crítico. Diante da enxurrada de denúncias e acusações que os meios de comunicação apontam atirando para todos os lados  há que se fazer algumas perguntas: Até onde vai a verdade em tudo isso? E qual seria a melhor atitude diante daquilo que, uma vez provado, atenta contra a vida e a dignidade do ser humano.
Ora, crise de credibilidade não é o que falta nas narrativas bíblicas na relação do povo escolhido com Deus durante toda a história da salvação. O texto de Gênesis proclamado na liturgia deste domingo  mostra um caminho e uma ação possível para todos os que querem viver à luz da Palavra de Deus.  O episódio de hoje se situa logo depois das narrativas do dilúvio e nele se lê: “Estabeleço convosco a minha aliança: nenhuma criatura será mais exterminada pelas águas do dilúvio, e não haverá mais dilúvio para devastar a terra”.
Viver e aceitar a aliança com Deus implica não compactuar com nenhuma forma de corrupção ou vantagem pessoal. Neste sentido a quaresma é o tempo próprio para começar um processo de conversão e de missão em favor da vida plena e digna para todos.
Nos caminhos de Deus, que se reconhece no salmo, como caminhos de verdade e amor cada pessoa é chamada a andar e nele ter confiança. É Deus mesmo quem ensina para todos os seus caminhos.
As palavras do apóstolo Pedro: Cristo morreu, uma vez por todas,
por causa dos pecados, o justo, pelos injustos, a fim de nos conduzir a Deus. Sofreu a morte, na sua existência humana, mas recebeu nova vida pelo Espirito”. São um indicativo para a sociedade contemporânea de modo que cada pessoa possa reconhecer a sua parcela de responsabilidade neste dilúvio de denúncias que tiram o sono e a tranquilidade de todos. Dito em outras palavras: cada pessoa precisa morrer para o pecado a fim de viver uma vida nova.

Neste caso, ficam ainda mais claras as palavras de Jesus: “O tempo já se completou e o Reino de Deus está próximo. Convertei-vos e crede no Evangelho!”.
Iniciando a quaresma é imperativo vencer as tentações, arrepender-se, acreditar no evangelho e aproveitar a oportunidade de renovar o batismo e cultivar a identidade cristã.
Claro que isso fica muito facilitado pela oração mais intensa, pela prática do jejum, da penitência e da caridade capaz de promover a criar oportunidades para todos e em toda parte

Nenhum comentário:

Postar um comentário