quarta-feira, 25 de março de 2015

HOMILIA PARA O DOMINGO DE RAMOS DE 2015

BENDITO O QUE VEM EM NOME DO SENHOR!

O Domingo de Ramos é a porta de entrada para a Semana Santa que culmina com o mistério da Páscoa. Páscoa é a razão da vida do cristão, isso é a passagem mais decisiva e importante que a pessoa humana realiza. Em Jesus Cristo todos os que nele creem terão a vida eterna.
A celebração do Domingo de Ramos é marcada por dois momentos extraordinários na vida de Jesus. No primeiro ele  é exaltado e proclamado Rei de Israel. Em sua entrada triunfal em Jerusalém ouvem-se os gritos: “Bendito o que vem em nome do Senhor!”.  Poucos dias, na mesma Jerusalém ele é acusado de blasfemador e pecador porque se apresenta como enviado do Senhor, Filho do Deus vivo.
Neste sentido a semana santa se torna uma oportunidade para os cristãos experimentarem a solidariedade com Cristo e o com os sofredores e injustamente acusados e condenados neste mundo.
O profeta Isaías se refere ao Servo do Senhor e o apresenta como o escolhido. Apresentando o Servo como alguém capaz de ouvir e colocar em prática a Palavra que ouve o texto faz perceber que o verdadeiro Servo é Jesus Cristo em quem todos são também filhos de Deus e, portanto chamados a fazer exatamente o que Jesus fez: ouvir e praticar a Palavra até as últimas consequências.
Paulo escreve aos filipenses que estavam vivendo um tempo delicado em que as desavenças, os ciúmes, as fofocas e disputas de poder eram muito claras entre eles. Paulo apresenta a pessoa de Jesus e mostra como ele agiu, recomendando aos seus amigos: “Não façam nada por espírito de vanglória, mas que a humildade os ensine a não se preocupar apenas consigo mesmo, mas estar atento aos sofrimentos e necessidades de todos”.
Já os dois textos do Evangelho proclamados antes da bênção dos ramos e a primeira narrativa da paixão apontam para duas atitudes possíveis aos cristãos. Ou proclamar com convicção que Jesus é o Bendito que vem em nome do Senhor! Ou fazê-lo apenas da boca para fora e poucos dias depois voltar a atrás e comportar-se como Pedro: “Não sei quem é este homem e nem compreendo o que Você está dizendo”.
Iniciando a Semana Santa o cristão se propõe a viver o mistério de Jesus Cristo em sua totalidade e ao mesmo tempo ser para o mundo sinal de Jesus Cristo vivo e ressuscitado. Cada pessoa é convidada a seguir Jesus sendo portador de uma mensagem positiva onde o amor e a justiça gera segurança e paz.

Desta forma cada cristão poderá repetir com convicção o convite da Campanha da Fraternidade: “Eu vim para servir!”.

Nenhum comentário:

Postar um comentário