sexta-feira, 12 de junho de 2015

HOMILIA PARA O DIA 14 DE JUNHO DE 2015 - 11º DOMINGO DO TEMPO COMUM - ANO B

DE PEQUENA SEMENTE A ARVORE FRONDOSA

Ezequiel 17,22-24; Salmo 91; 2Coríntios 5,6-10; Marcos 4, 26-34

Não obstante todas as descobertas e avanços da ciência, a vida e o seu desenvolvimento continua envolto em mistérios. A vida humana é a mais misteriosa e fantástica obra que se pode observar. Não há ninguém que não se encante ao acompanhar o nascimento e o crescimento de uma criança, e tudo o que vai acontecendo com aquela criaturinha com o passar dos dias. Por sua vez os pais e parentes próximos vão se perguntando sobre o seu futuro e todos os seus sonhos e desejos que poderão se concretizar ou deixar de se realizar de acordo com o modo como aquele pequeno ser for assumindo a sua liberdade e responsabilidade.
É exatamente destes conceitos que tratam as leituras deste domingo. Jesus fala para os amigos usando a comparação da semente. Deixa claro que a intenção daquele que planta é colher frutos de acordo com a qualidade da semente plantada. Obviamente que entre o plantio e a colheita acontecem muitas coisas que estão fora do controle daquele que semeia e que na maioria das vezes depende do contexto em que a planta está crescendo.
Porém a mensagem de Jesus quer fazer entender que  a pessoa humana é a uma semente plantada por Deus, seu criador. Num determinado momento da história cada pessoa haverá de mostrar os seus frutos, os quais não dependem do semeador, mas dependem sim do ambiente em que o sujeito cresce e se desenvolve, depende sim do uso adequado que faz da sua vida, da sua liberdade e da sua responsabilidade. Toda pessoa humana é como uma pequena semente, de boa qualidade e plantada em bom terreno, quanto à produção dos frutos só vai depender do seu próprio desenvolvimento.
Deus, o semeador fará tudo para que os frutos sejam adequados e significativos como as grandes árvores cuja origem está numa pequena semente, porém tal fruto precisa da vontade e empenho próprio de cada pessoa. O trabalho de Deus é bem comparável ao que o profeta anuncia falando sobre o povo de Israel. Ele mesmo o dono do campo arranca dos lugares perigosos e transplanta em locais mais seguros, seu objetivo é sempre garantir que produza frutos e seja árvore majestosa.

O sacramento do batismo, a vida em comunidade a oração de todos são ajuda indispensáveis para que cada pessoa se sinta fortalecida na bonita e cativante tarefa de ser uma árvore frondosa capaz de produzir frutos de acordo com o desejo daquele que os criou para essa finalidade. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário