sábado, 27 de junho de 2015

HOMILIA PARA O DIA DE SÃO PEDRO E SÃO PAULO 2015

DE TODOS OS TEMORES ME LIVROU O SENHOR DEUS

SOLENIDADE DE SÃO PEDRO E SÃO PAULO – 2015 – ANO B

Pedir ajuda em momentos de dificuldade, buscar socorro sempre que não se pode ter a solução para as dificuldades do cotidiano são manifestações de humildade e do reconhecimento das  próprias fragilidades. Na missa de hoje, depois da comunhão a Igreja  reza: “Concedei-nos ó Deus, perseverar na doutrina dos apóstolos , na fração do pão e enraizados no vosso amor”.  Esta oração mostra a confiança que a Igreja inteira tem na Palavra de Deus e na mão poderosa do Senhor, que em todos os tempos lhe fez caminhar em meio a todas as dificuldades, como se reza no salmo deste domingo: “De todos os temores me livrou o Senhor Deus”.
A primeira leitura deste domingo, tirada dos Atos dos Apóstolos, relata um dos momentos de particular dificuldade da Igreja nascente. As autoridades daquele tempo, não se contentaram em ter decretado a morte de Jesus, também queriam dar fim a todos os que seguiam sua doutrina e ensinamento.  Neste caso depois de matar vários membros da Igreja, manda prender também a Pedro, líder máximo da Igreja que estava nascendo. O longo texto da leitura mostra, de novo a mão de Deus socorrendo a Igreja  que “rezava continuamente”.  E claro de modo extraordinário Pedro é liberto das correntes e da prisão.
São Paulo na Carta a Timóteo  faz como que um testamento do que foi a sua vida de  apóstolo: “Combati o bom combate guardei a fé..., O Senhor esteve ao meu lado e me deu forças... Ele me libertará de todo o mal, a Ele glória, pelos séculos dos séculos! Amém”.
Nota-se neste caso que a Palavra dita por Jesus no Evangelho encontraram eco na vida da Igreja desde o começo: “Feliz es tu, Simão, filho de Jonas, porque não foi um ser humano que te revelou isso, mas o meu Pai que está no céu. Por isso eu te digo que tu és Pedro, e sobre esta pedra construirei a minha Igreja, e o poder do inferno nunca poderá vencê-la. Eu te darei as  chaves do Reino dos Céus: tudo o que tu ligares na terra será ligado nos céus; tudo o que tu desligares na terra será desligado nos céus".
Ora, ontem como hoje as dificuldades da Igreja para ser fiel ao seu fundador Jesus Cristo não são poucas. Mais do que em outros tempos os cristãos são convidados  a rezar  pedindo que a mão de Deus que libertou os cristãos de todos os temores em todos os tempos, livre também a Igreja nos dias atuais.
O Papa Francisco surge “do fim do mundo” para renovar a Igreja, rezemos por ele e por seu ministério a fim que possa realmente implantar a mudanças que a Igreja e que os fiéis tanto esperam.


Nenhum comentário:

Postar um comentário