sábado, 18 de julho de 2015

HOMILIA PARA O DIA 19 DE JULHO DE 2015

JESUS TEVE COMPAIXÃO DA MULTIDÃO

O Papa Francisco, todo mundo já pode perceber, tem provocado muitas reações e pedido muitas mudanças às pessoas e à Igreja. Dentre as insistências feitas pelo Papa, uma delas se resume nas palavras: “Quero uma Igreja de Saída”. Não simplesmente de sair dos templos e dos lugares onde a Igreja costumava estar, mas ir ao encontro das pessoas sendo fiel ao Mestre Jesus. No documento que se chama Alegria do Evangelho, Francisco fala com clareza: “É indispensável para a Igreja sair para anunciar o Evangelho em todos os lugares, em todas as ocasiões, sem demora, sem repugnância e sem medo. A Alegria do Evangelho é para todo o povo, não se pode excluir ninguém”.

As palavras do Papa são uma atualização da atitude de Jesus. O que se lê no evangelho de hoje é a continuação do texto proclamado no último domingo em que Jesus os enviou dois a dois para anunciar a boa notícia. Hoje Jesus reencontra os enviados e lhes propõe um tempo de descanso para repensar as atividades, porém ao ver a multidão Ele mesmo não resiste: “Tevê compaixão, porque estavam como ovelhas sem pastor. Começou, pois, a ensinar-lhes muitas coisas”.

Diferente dos pastores do Antigo Israel, os discípulos de Jesus se apresentam como bons e fiéis seguidores, enquanto aqueles, como se lê na primeira leitura: “dispersaram o rebanho e afugentaram as ovelhas não cuidando delas” na pessoa de Jesus se realiza a profecia: “Eu farei nascer um descendente de Davi, que fará justiça e retidão na terra”.

O pastor prometido no Antigo Testamento, tem a confirmação de Paulo na carta aos Efésios: “Ele veio anunciar a paz a vós que estáveis longe, e a paz aos que estavam próximos. É graças a Ele que uns e outros, em um só Espírito, temos acesso junto ao Pai”.

Este jeito de ser pastor é o que se reconhece no Salmo: “O Senhor é o pastor que me conduz; felicidade e todo o bem hão de seguir-me! Ele me guia no caminho mais seguro, nenhum mal eu temerei, ele está comigo com seu bastão e seu cajado”.

Ora, este e o modelo de pastor que o Papa pede para todos, a começar pelos dirigentes da Igreja, mas o convite de Francisco se dirige a todos os cristãos. Ninguém que tenha conhecimento do Evangelho pode descuidar da Alegria de anunciá-lo e de viver de acordo com aquilo que acredita.


Eis o convite para todos neste domingo, transmitir com o seu jeito de viver a Alegria de acreditar no Evangelho. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário