sexta-feira, 24 de julho de 2015

HOMILIA PARA O DIA 25 DE JULHO DE 2015

DEEM VOCÊS MESMOS DE COMER

As denúncias de corrupção que tomam conta de todos os meios de comunicação nos últimos tempos causam náusea para além da indignação. Ouvir como os envolvidos falam com naturalidade do montante de dinheiro que duas ou três pessoas acabaram se apropriando daquilo que devia servir para o bem todos. O uso da máquina pública em benefício próprio, mais do que o volume, significa não se preocupar com o bem estar alheio.
É esta a situação que Jesus percebe na multidão que vem ao seu encontro e que o profeta também experimentou e que é narrado na primeira leitura deste domingo. Quando Jesus vê a multidão se aproximando, imediatamente desafia os discípulos: O que podemos fazer para atender a todos? Tanto os que procuravam Jesus para resolver suas necessidade particulares, como os próprios discípulos ainda não tinham compreendido a dimensão coletiva que a palavra e a ação de Jesus queria despertar neles.
Felipe pensa logo em consumir o seu salário e de algumas poucas pessoas para “quebrar um galho” diante do problema que estava criado. Jesus, ao contrário apresenta uma alternativa totalmente diferente e que implica em solidariedade e responsabilidade.
O menino com cinco pães e dois peixes é a figura simbólica do pouco que todos querem garantir para a sua própria subsistência, entretanto Jesus ensina duas coisas: Ser grato pelo pouco que cada um possui e em seguida partilhar sem medo e com todos o pouco que frequentemente se quer acumular.
Com atitudes simples e objetivas Jesus indica alternativas possíveis: Sentem todos, deem graças a Deus, partilhem entre todos e recolham o que sobrou para que nada se perca. O volume da sobra é representado pelo número 12, que na Bíblia significa totalidade perfeição. Isso significa dizer, o que sobrou é o suficiente para todos de modo que ninguém venha a passar necessidade.
A mesma ação tinha feito o profeta, conforme narra o livro dos Reis: “Dá ao povo para que coma; pois assim diz o Senhor: Comerão e ainda sobrará. O homem distribuiu e ainda sobrou, conforme a palavra do Senhor”.
Este é o Senhor que a comunidade agradece como fez o salmista na oração deste domingo: “Todos os olhos, ó Senhor, em vós esperam e vós lhes dais no tempo certo o alimento; vós abris a vossa mão prodigamente e saciais todo ser vivo com fartura”.
Estes ensinamentos são absolutamente atuais e merecem ser aplicados por cada pessoa no cotidiano das suas relações. Isto é, antes de tudo preocupar-se com o bem estar e as necessidades de todos antes de querer garantir o bem estar e a felicidade própria.
É isso o que a Palavra de Deus sugere para os cristãos do terceiro milênio: Não acumular para si, mas aprender a solidarizar-se com todos a fim de que ninguém fique desamparado.

A Eucaristia que se celebra a cada domingo é a mais extraordinária lição de solidariedade, de compromisso e de partilha. Celebrar com a assembleia reunida é o jeito que os cristãos encontram para se fortalecer nesta empreitada. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário