sábado, 22 de agosto de 2015

HOMILIA PARA O DIA 23 DE AGOSTO DE 2015

SÓ TU TENS PALAVRAS DE VIDA ETERNA...

Uma das grandes reclamações que todos fazem na atualidade diz respeito a burocracia, ao exagero de regras e normas. Parece que a palavra de uma pessoa não tem valor algum. Em todas as repartições e para todos os negócios são necessários documentos e mais documentos, registros, provas, testemunhas, e por aí afora. Esta situação incomoda parece que ninguém mais é responsável por nada nem mesmo por sua palavra.
É sobre a força e importância da palavra que as leituras na liturgia de hoje fazem um convite e sugerem algumas atitudes. No Antigo Testamento Josué fala ao povo e propõe uma aliança a partir da experiência de vida que seus antepassados tinham realizado. Diz ele: “Façam um escolha, eu e minha família serviremos ao Deus dos nossos pais”.  E o povo respondeu com firmeza: “Nós também, longe de nós fazer outra escolha”, isso é, nem pensar em deixar de cumprir uma promessa ou uma palavra dada. Como quem diz, nossa consciência e a memória que temos em relação a tudo o que aconteceu já é o suficiente para levar a sério o que cremos e sabemos sobre a verdade e sobre o Deus de nossos pais.
São Paulo, escreve aos efésios e usa uma situação bem conhecida e que faz parte do dia a dia de todos. “Maridos, amem suas mulheres, mulheres respeitem os seus maridos”.  Faz um longo discurso sobre quais atitudes precisa ter o marido e a mulher para que a felicidade aconteça para ambos. Não são necessárias muitas coisas, levar a sério ações simples que fazem parte do cotidiano de uma família. O resto acontece com pouco esforço.
O evangelho é a continuação da ação e da palavra de Jesus que havia ajudado muitas pessoas. Apesar disso alguns acham que Jesus é exigente demais. Ele reafirma que é o Filho de Deus e que as palavras que saem de sua boca são duras, mas verdadeiras. Desafia os discípulos a tomar uma atitude: “Vocês também quem ir embora”  isso é, querem ouvir outra Palavra. E Pedro responde, como sempre, em nome de todos: “A quem iremos, Senhor? Tu tens palavras de vida eterna. Nós cremos firmemente e reconhecemos que tu és o Santo de Deus”.
Eis o convite que faz a Palavra de Deus deste domingo: levar a sério e aceitar até as últimas consequências a Palavra dada. Ou seja, para quem leva a vida a sério, não são necessárias muitas justificativas, basta assumir a consequência das suas escolhas.

Arcar com as consequências das próprias Palavras é um desafio que, muitas vezes, precisa contar com a ajuda de outras pessoas. É neste sentido que ganha ainda mais importância a oração na Igreja. Rezar com todos e por todos, a fim de reconhecer o que se reza no salmo: “O Senhor pousa seus olhos sobre os justos, e seu ouvido está atento ao seu chamado”. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário