sábado, 29 de agosto de 2015

HOMILIA PARA O DIA 30 DE AGOSTO DE 2015

QUEM TEM AS MÃOS LIMPAS E O CORAÇÃO PURO...

O Estatuto da Criança e do Adolescente, é um documento orientador dos direitos e deveres da criança em relação à sociedade, à família, à escola, ao poder público. Em vigor no Brasil, há vinte e cinco anos, continua provocando muitas discussões e interpretações sobre o que é correto e adequado no que se refere a educação das futuras gerações. Dentro deste contexto se destacou um fato curioso que se chamou a “lei da palmada”. A ideia central da lei consiste em perceber, que nem sempre os castigos físicos são os mais adequados para ensinar e corrigir. 
A Palavra de Deus proclamada neste domingo, é uma preciosa ajuda para fazer compreender que a  letra da lei não é tão importante quanto a capacidade de colocar em prática. Até porque as leis muitas vezes são mal interpretadas, nem sempre são éticas e justas e assim por diante.
O livro do Deuteronômio, cujo significado é “livro das leis”, no texto proclamado hoje não deixa dúvidas sobre o que é mais importante na vida de uma pessoa  ou de uma sociedade: Moisés falou ao povo, dizendo: 'Agora, Israel, ouve as leis e os decretos
que eu vos ensino a cumprir, para que, fazendo-o, vivais...
Vós os guardareis, pois, e os poreis em prática, porque neles está vossa sabedoria”.
São Paulo escreve a carta a Tiago e reafirma o que não era novidade para ninguém: Recebei com humildade a Palavra que em vós foi implantada, e que é capaz de salvar as vossas almas. Todavia, sede praticantes da Palavra e não meros ouvintes, enganando-vos a vós mesmos”.
E Jesus diante do legalismo dos judeus, declara com firmeza: “Este povo me honra com os lábios, mas seu coração está longe de mim. De nada adianta o culto que me prestam, pois as doutrinas que ensinam são preceitos humanos'”. E reafirma: “É dentro do coração que está a verdadeira lei”.
Ora, no que se refere ao Estatuto da Criança e do Adolescente, e uma série de outras prescrições legais no Brasil. O importante não é letra da lei, mas a capacidade de cumprir de maneira que todas as pessoas sujeitas a qualquer lei, não sejam escravas das normas e prescrições, mas vivam com ética é dignidade aquilo que está escrito.
Ninguém tem dúvida que aplicar castigos físicos desumanos a quem quer que seja antes de tudo não é moral e nem tampouco legal. É claro para todos que enquanto alguns ganham salários exorbitantes, outros tem salário de fome, não é moral nem tampouco legal, no entanto esta é uma realidade entre nós.
Precisa alguma regra clara contra a corrupção ou será necessário um pouco de “vergonha na cara” para que esta prática seja banida do nosso meio desde as relações cotidianas que estabelecemos em casa, na escola, na sociedade e assim por diante.

Não sem razão, a Igreja hoje nos faz rezar com o salmo: Senhor, quem morará em vossa casa e no vosso monte santo,  Habitará? É aquele que caminha sem pecado e pratica a justiça fielmente; que pensa a verdade no seu íntimo  e não solta em calúnias sua língua”.

Nenhum comentário:

Postar um comentário