sábado, 26 de setembro de 2015

HOMILIA PARA O DIA 27 DE SETEMBRO DE 2015

EVANGELHO – BOA NOVA DE TODOS PARA TODOS

Neste domingo a Igreja no Brasil comemora o dia da Bíblia. Este livro que modificou a história da humanidade, trouxe também as inovações da tecnologia. Foi o primeiro livro impresso no mundo e tornou-se popular à medida que sua publicação foi sendo traduzida para o idioma de cada povo. Esta situação tem a tudo a ver com os textos que se proclamam na liturgia deste domingo.
Por sua vez, nesta semana o mundo viu o Papa Francisco falar no Congresso dos Estados Unidos, trata-se de um fato histórico seja pelo conteúdo do discurso, seja por que foi a primeira vez na história que um Papa fala naquele ambiente.  Claro que essa realidade tem tudo a ver com a maneira como o Papa Francisco vem conduzindo a Igreja e como ele compreende o papel das pessoas e dos cristãos no mundo.
Em outra ocasião recente, o Papa falou sobre o papel dos que não professam a fé católica e disse: “Se uma pessoa faz o bem não importa qual é a sua religião”.  Esta expressão tem a ver também com as leituras proclamadas na liturgia.
Moises repreende aqueles que não aceitam a colaboração de outros no serviço que Ele mesmo desempenhava: “Quem dera que todo o povo do Senhor fosse profeta, e que o Senhor lhe concedesse o seu espírito”. Quase com as mesmas palavras Jesus chama a atenção daqueles que não aceitavam os diferentes: “'Não o proíbam, pois ninguém faz milagres em meu nome para depois falar mal de mim. Quem não é contra nós é a nosso favor”.
O que conta é fazer o bem. Depois de dar esta advertência, Jesus faz um longo discurso sobre a prática da caridade e o que significa não fazer pecado: “Em verdade eu vos digo: quem vos der a beber um copo de água, porque sois de Cristo, não ficará sem receber a sua recompensa. E, se alguém escandalizar um destes pequeninos que creem, melhor seria que fosse jogado no mar com uma pedra de moinho amarrada ao pescoço”.
Não praticar o bem e desrespeitar a pessoa humana é condenação feita pelo apóstolo Tiago na segunda leitura deste domingo. “O clamor dos trabalhadores chegou aos ouvidos do Senhor todo-poderoso. Vós vivestes luxuosamente na terra, entregues à boa vida, cevando os vossos corações para o dia da matança”.
Estas também foram as palavras do Papa na ONU quando: “cobrou soluções imediatas para problemas como exploração sexual de menores, tráfico de drogas, terrorismo, fome no mundo e danos ao meio ambiente”.

Em resumo a Palavra de Deus produzirá frutos na vida das pessoas não precisamente por causa da pregação, ou de quem prega, mas produzirá frutos quando aqueles que acreditam e aqueles pregam, antes de fazer isso forem capazes de fazer o bem e de viver a caridade. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário