sábado, 5 de setembro de 2015

SUGESTÃO DE HOMILIA PARA O DIA 06 DE SETEMBRO DE 2015

ELE FAZ BEM TODAS AS COISAS...

Dentre as muitas situações que faz uma pessoa ser feliz, uma delas é sentir-se amado e acolhido no seu ambiente de trabalho, na sua comunidade, entre os familiares e etc.
As formas de manifestar o acolhimento são muito distintas em cada grupo, pessoa e situação. Não é necessário muito conhecimento da Bíblia para perceber que as narrativas tratam sempre desta realidade: Acolher e ser acolhido!
As leituras deste domingo estão também nesta direção. O profeta Isaias faz um anuncio extraordinário, que é, ao mesmo tempo, uma forma de acolhida. “Dizei às pessoas deprimidas: 'Criai ânimo, não tenhais medo! Vede, é vosso Deus, é a vingança que vem, é a recompensa de Deus; é ele que vem para vos salvar'. Então se abrirão os olhos dos cegos e se descerrarão os ouvidos dos surdos”. Longe de pensar que em outros tempos tudo era fácil e sem complicações, a leitura faz perceber a mais pura realidade da condição humana. E Deus, como sempre, presente nestas situações, anuncia pela boca do profeta sua ação acolhedora e que transforma a vida das pessoas.
São Paulo, na carta a Tiago, faz uma observação àqueles que se declaram seguidores do Evangelho de Jesus Cristo: Meus irmãos, a fé que tendes em nosso Senhor Jesus Cristo glorificado não deve admitir acepção de pessoas”. O conselho de Paulo, serve também para as pessoas e comunidades do terceiro milênio. Isto é, os seguidores de Jesus, em qualquer tempo e lugar são desafiados à mesma atitude de Jesus: “Fazer bem todas as coisas”.
A passagem do evangelho é mais uma das clássicas intervenções de Jesus em favor de uma pessoa que não tinha plena cidadania e que por isso estava excluída do convívio pleno com os seus conterrâneos. Jesus acolhe sem restrições o homem surdo e que falava com dificuldade. Proclama uma palavra com autoridade: “Abre-te - imediatamente seus ouvidos se abriram, sua língua se soltou e ele começou a falar sem dificuldade”.
Deus em quem os cristãos acreditam reacende a esperança, mostra seu cuidado, acolhe a todos e de modo particular aos necessitados e marginalizados.  Essa é a verdadeira imagem de Deus que se reza no salmo: “O Senhor abre os olhos aos cegos o Senhor faz erguer-se o caído; o Senhor ama aquele que é justo É o Senhor quem protege o estrangeiro”.
Compreendendo isso, resta aos cristãos fazer tudo para que sua vida  e sua ação se assemelhe a vida e às ações daquele em quem acreditam. Como dizia Santo Agostinho: “Não basta fazer coisas boas, é preciso fazê-las bem”.
Que a Palavra e a Eucaristia partilhada hoje ajude a todos e a cada um, a melhor viver e compreender a importância de fazer “bem todas as coisas”. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário