sábado, 10 de outubro de 2015

HOMILIA PARA O DIA 11 DE OUTUBRO DE 2015

SACIA-NOS Ó SENHOR COM VOSSO AMOR!

Uma das situações mais frequentes no dia a dia das comunidades são os chamados “pequenos furtos”; “Sequestro relâmpago”. Claro que estão evidentes também os maiores como aqueles investigados pela Polícia Federal e divulgados pela imprensa em todos os lugares.  Tudo isso permite se perguntar qual é mesmo o valor absoluto na vida das pessoas? O que significa o dinheiro, o poder, a autoridade, na vida de alguém? Diariamente pessoas são assassinadas por quantias insignificantes, está diante dos olhos de todos pessoas trapaceando para chegar ao poder e apostando tudo nesse modelo de construir e conduzir a sociedade e as instituições.
O livro da Sabedoria, de onde se tirou a primeira leitura deste domingo ajuda a perceber com clareza por onde se pode caminhar, e quais escolhas fazer quando se trata de lidar com o poder, com o dinheiro, com a fama e assim por diante: Orei, e foi-me dada a prudência; supliquei, e veio a mim o espírito da sabedoria. Preferi a Sabedoria aos cetros e tronos e em comparação com ela, julguei sem valor a riqueza; a ela não igualei nenhuma pedra preciosa, pois, a seu lado, todo o ouro do mundo é um punhado de areia e diante dela, a prata, será como a lama”.
A carta aos Hebreus reafirma a superioridade da Palavra de Deus em relação a todas as ações humanas: “A Palavra de Deus é viva, eficaz e mais cortante do que qualquer espada de dois gumes. Penetra até dividir alma e espírito, articulações e medulas. Ela julga os pensamentos e as intenções do coração. E não há criatura que possa ocultar-se diante dela”.
Com absoluta sabedoria o salmo convida todos para uma sábia oração: “Ensinai-nos a contar os nossos dias, e dai ao nosso coração sabedoria! Saciai-nos de manhã com vosso amor, e exultaremos de alegria todo o dia! Alegrai-nos pelos dias que sofremos, pelos anos que passamos na desgraça”!
O que ensinam as leituras e o que se reza no Salmo é busca do jovem que vai ao encontro de Jesus. O rapaz vivia um dilema em relação às suas escolhas. Tinha certeza da bondade e honestidade do seu coração. Diante da pergunta de Jesus sobre o respeito aos mandamentos ele não teve dificuldade em responder “Mestre, tudo isso tenho observado desde a minha juventude’.
Diante desta afirmativa Jesus lhe apresenta o mais decisivo desafio, o qual implica na capacidade de fazer escolhas. Jesus lhe propõe uma nova interpretação do que se lê no livro da Sabedoria: Tudo o que é passa não traz a felicidade. É necessário ter a coragem de buscar muito mais do que isso. “Vai vende tudo o que tens e depois vem e segue-me”. Isto é, deixa tuas falsas riquezas e foca naquilo que realmente é importante. Isso Jesus também aos seus discípulos e lhes garante: “Para Deus nada é impossível”.

Ora, diante da realidade que se vê, das injustiças que continuam sendo praticadas e vivenciadas em toda parte, qual será o papel daquele que, como o jovem do Evangelho quer alcançar o Reino de Deus? A Palavra de Deus proclamada deixa claro a melhor atitude a fazer: “Ensinai-nos a contar os nossos dias e dai ao nosso coração sabedoria”. A Eucaristia celebrada e a oração feita na comunhão com a Igreja são ajuda extraordinária para reconhecer o Espírito de Deus presente no meio do mundo e na vida das pessoas. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário