sábado, 17 de outubro de 2015

HOMILIA PARA O DIA 18 DE OUTUBRO DE 2015

PESSOAS APAIXONADAS

Uma das expressões muito usadas atualmente nos negócios, nas empresas, no serviço público, nas escolas, diz mais ou menos assim: “Precisamos de pessoas apaixonadas”. Mas que significado tem esta frase para cada uma das situações. O sentido desta expressão, costuma ser descrito da seguinte maneira:
apaixonado, é alguém capaz de trabalhar com comprometimento total, e dar o melhor de si pelos objetivos da organização. Um colaborador apaixonado é aquele cujos olhos brilham quando a empresa tem sucesso e enfurece-se quando ela perde mercado. Neste caso, sente como se fosse uma ofensa pessoal, então empenha-se inteiramente e não mede esforços para reverter a situação. O apaixonado sofre com o sofrimento da amada e se alegra com seu sucesso, por isso não tolera quedas de rentabilidade e vibra com o lucro crescente”.

Pois bem. É de pessoas apaixonadas que a Palavra de Deus fala neste domingo e convida os ouvintes a seguir seus exemplos. O profeta Isaias escreve na primeira leitura sobre o sofrimento de uma pessoa que vive em uma sociedade injusta e que por causa desta situação também ele se sente vítima e faz tudo para se libertar e libertar os demais. No final do texto é possível perceber que o seu sofrimento não foi em vão, pelo contrário, produziu muito fruto. Mesmo que fosse preciso enfrentar a morte, como um apaixonado, o servo sofredor faz resplandecer o rosto de Deus que não quer o sofrimento pelo sofrimento, pelo contrário interpreta como uma condição necessária para dar maior visibilidade à vitória e a vida. A última frase da primeira leitura é esclarecedora para todos: “Por esta vida de sofrimento, alcançará luz e uma ciência perfeita. Meu Servo, o justo, fará justos inúmeros homens, carregando sobre si suas culpas”.

Na mesma condição a carta aos Hebreus descreve a pessoa de Jesus Cristo afirmando que ele foi solidário com todos, compadeceu-se da fraqueza, fazendo-se igual a todos, porém vitorioso, porque não se deixou vencer pelo pecado. Não é sem razão que se proclama no Salmo: “Mas o Senhor pousa o olhar sobre os que o temem, e que confiam esperando em seu amor, para da morte libertar as suas vidas e alimentá-los quando é tempo de penúria”. 

Onde as pessoas se compartam como apaixonadas pela causa não tem lugar para favoritismos e vantagens pessoais, sobretudo, quando estas acabam prejudicando alguém. Esta verdade fica evidente nas palavras do Evangelho. Os filhos de Zebedeu ainda não tinham percebido o significado da missão da Jesus e porque estavam seguindo seus passos. Eles ainda esperavam algum favor particular: “Mestre Deixa-nos sentar um à tua direita e outro à tua esquerda, quando estiveres na tua glória!”.

A resposta de Jesus aos dois discípulos se enquadra na expressão que popularmente se diz: “deu nos dedos”. Eles estavam dispostos a tudo para conseguir este quebra galho para os seus interesses. E Jesus não só lhes diz que não atenderá o seu pedido, como dá uma orientação precisa sobre o que deve fazer aquele que é um apaixonado pela causa: “Vocês não sabem o que estão pedindo. Vocês sabem que os chefes das nações as oprimem e os grandes as tiranizam. Mas, entre vocês, não deve ser assim: quem quiser ser grande, seja aquele que serve; e quem quiser ser o primeiro, seja o escravo de todos. Porque o Filho do Homem não veio para ser servido, mas para servir e dar a sua vida como resgate para muitos”.

Em resumo, o que Jesus diz para os filhos de Zebedeu, serve também para cada pessoa em nosso tempo. A palavra de Jesus é um desafio a não repetir os mesmos esquemas que se vê por aí. O tal do “jeitinho brasileiro”. Antes é preciso sim ser capaz de fazer a mesma coisa que o “Filho do Homem” que veio para servir, cujo significado na linguagem moderna: “A lei fundamental para todos é ser um apaixonado por aquilo que acredita”.

Neste contexto a Igreja coloca como reflexão para o dia de hoje a intenção missionária. Todo batizado precisa ser antes de tudo um apaixonado pela causa do evangelho de modo que a mensagem de vida, de liberdade, de valorização da pessoa chegue para todos em todos os lugares. Um apaixonado é alguém capaz de dar o melhor de si por aquilo que acredita.
Que a oração e a Eucaristia ajudem a todos e a cada um!


Nenhum comentário:

Postar um comentário