sábado, 10 de outubro de 2015

HOMILIA PARA O DIA DE NOSSA APARECIDA - 2015

PALAVRA DE MÃE...

Os recursos tecnológicos, as redes sociais, a comunicação virtual permitem propagar com uma velocidade incrível informações, mensagens, pensamentos, compartilhar ideias e assim por diante. Acessando a Internet e digitando a expressão: “Palavra de Mãe” é possível se perder na infinidade de páginas que se abrirão para pesquisa e navegação.
Ora, é Palavra de Mãe o que se houve da Sagrada Escritura neste dia que o Brasil inteiro se volta para N. Sra. Aparecida. A primeira leitura  apresenta a Rainha Ester que vai diante do Rei num tempo em que muitos injustamente haviam sido condenados à morte. E Ester suplica pelo seu povo: “Se ganhei as tuas boas graças, ó rei, e se for de teu agrado, concede-me a vida - eis o meu pedido! E a vida do meu povo - eis o meu desejo!”. O livro do apocalipse apresenta a figura de uma mulher grávida ameaçada por um dragão. A coragem e a determinação da mulher, garantem que ela dá à luz um filho e este é salvo e levado para junto de Deus. No Evangelho, Maria circula entre os convidados de um casamento. Ela não é simplesmente mais uma convidada para a festa, caminhando com Jesus faz o papel de mediação entre Ele e as necessidades do povo.
Sua palavra é decisiva e uma das mais significativas que saíram da boca de Maria com uma atualidade impressionante: “Façam tudo o que Ele lhes disser”.  Em resumo isso é Palavra de Mãe!
Pois bem, a Mãe de Jesus, nestes dois mil anos de história, recebeu inúmeros títulos. Em cada tempo, e em cada lugar N. Sra. Senhora é sempre Mãe de Jesus não importa com qual nome venha a ser reconhecida.
No Brasil é a Mãe Aparecida! “Sua imagem desperta a fé em todo o mundo, desde o mais importante dos homens ao vagabundo” Em 1717, quando a imagem foi pescada no rio Paraíba, os pescadores estavam obrigados a garantir grande quantidade de peixes para alimentar um sanguinário conde de Portugal que estava no Brasil para supervisionar o pagamento dos impostos ao rei português. Este sujeito humilhou, maltratou e matou muita gente. Depois que a imagem de Maria foi pescada não se tem nenhuma certeza que o Conde Dom Pedro de Almeida tenha participado de algum baquete na Vila de Guaratinguetá onde estava prevista sua chegada naqueles dias.
Desde aquela época até os dias de Hoje, Maria continua sendo a intercessora infalível, o escudo seguro para muita gente que vai e que vem, e que encontra na “pequenina imagem de Aparecida” conforto segurança, esperança e vida nova.

“Virgem Mãe Aparecida, estendei o vosso olhar, sobre o chão de nossa vida, sobre nós e nosso lar. Virgem Mãe Aparecida nossa vida e nossa luz dai-nos sempre nesta vida paz e amor do Bom Jesus”. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário