sábado, 31 de outubro de 2015

JUBILEU DE PRATA DE ORDENAÇÃO PRESBITERAL

ENTOAI AÇÃO DE GRAÇAS...






 Eu te exaltarei meu Deus e Rei
Por todas as gerações
És o meu Senhor
Pai que me quer no amor

Entoai ação de graças
e cantai um canto novo
aclamai a Deus Javé
aclamai com amor e fé

Eu vou reunir Jerusalém
pra te louvar, ó Senhor!
Te glorificar
ao dar-me tua paz!

Ao me revelar a tua lei
as tuas mãos eu senti.
Sim, te louvarei
enquanto eu existir.



A letra deste hino litúrgico, inspirado no Salmo 147 que não me canso de repetir ao longo dos meus dias, é a melhor maneira de falar ao Senhor dos Senhores, o meu sentimento de gratidão pelos 25 anos de ordenação presbiteral.
Uma graça que me foi concedida pela imposição das mãos de Dom Luiz Colussi, então Bispo Diocesano de Caçador, no dia 03 de novembro de 1990. Naquela ocasião pedi a Deus que eu fosse capaz de “Servir na Alegria e na Caridade”. Tenho consciência que, ao longo destes vinte e cinco anos, muitas vezes não consegui realizar esse propósito, outras tantas Deus me deu a graça de manifestar a sua presença no meio do mundo como aquele que serve.
Neste momento elevando os olhos ao céu para aclamar a Deus Javé tomo a liberdade de começar por um pedido de perdão a todos e a cada um para quem eu não fui testemunha do amor, do serviço e da alegria de Deus. Peço a todos que rezem comigo e me ajudem a compreender o que disse D. Luiz no dia da minha ordenação: “O que impressiona não é a perfeição da pessoa, o que impressiona é a generosidade da pessoa, isso certamente impressiona a mim, todos vocês e a toda a humanidade até o fim do mundo”.
Sim, eu te louvarei enquanto eu existir, porque muito maior do que o ministério, muito maior do que a pessoa, muito maior que a Igreja, é o Senhor e o seu Reino e é por isso que vale continuar esforçando-se, pois como dizia Nelson Mandela: “Um Santo é um pecador que nunca desiste”.
Repleto de todas as fragilidades humanas, sou grato por todas as graças que Deus me concedeu viver nas paróquias, escolas e Universidades em Arroio Trinta e Salto Veloso, Rio das Antas e Ipomeia, Fraiburgo, Blumenau e Videira em Santa Catarina, Campo Verde, Jaciara e Cuiabá no Mato Grosso e Curitiba no Paraná, onde trabalhei nestes vinte e cinco anos e acredito que “Se eu conseguir modificar uma vida ao tocar outra com minha história, terei cumprido minha obrigação” (Zelda La Grange).
Obrigado a cada pessoa que me ajudou a levantar em todas as minhas fragilidades, aqueles que “empurraram minha vaquinha*”, ou fizeram-me sentir o “Pintassilgo da História**” afinal de contas o ensinamento da Santa Madre Paulina vale sempre e para todos: “Não desanimeis, nunca, nunca, embora venham ventos contrários”.
Ao longo destas duas dezenas e meia dois registros não podem passar em branco. As inúmeras vezes que senti a presença de Minha Mãe e de N. Sra. Aparecida em todas as provações e dificuldades. Nesta trajetória compreendo muito bem a expressão do Papa Francisco: “Os sacerdotes são como aviões, todos voam, mas só são noticia quando caem”, sem sombra de dúvida Deus, Minha mãe e N. Sra. Aparecida me permitiram não ser notícia, no sentido de que fala o Papa Francisco.
A pergunta mais frequentes que me fazem sobre minha vocação diz respeito ao momento em que me senti chamado para ser padre. Devo responder com sinceridade que é esta resposta eu não tenho. Faço-a com as palavras do Profeta Jeremias: “Antes de formar você no ventre de sua mãe eu o conheci: antes que você fosse dado à luz eu o consagrei para fazer de você profeta das nações” (Jeremias 4,1). 
A segunda pergunta, não menos importante que a primeira, quase sempre trata de como eu me sento na condição de padre. Também esta respondo com uma palavra da escritura: “Anunciar o Evangelho não é um título de glória para mim; pelo contrário, é uma necessidade que me foi imposta. Ai  de mim se eu não anunciar o Evangelho”. (1Corpintios 9, 16);
Partilhando com Você este momento da minha vida, recomendo-me às suas orações na certeza de que todos compreendemos que “Graça divina é começar bem. Graça maior é persistir na caminhada certa. Mas graça das graças é não desistir nunca” (Dom Helder Câmara).


Aproveito para convidá-lo a celebrar comigo em ação de graças os vinte e cinco anos de Ministério:
31/10/2015 – 18h00 Na Igreja Matriz Imaculada Conceição de Videira – SC
01/11/2015 – 09h00 Igreja Matriz de Ipomeia – SC
07/11/2015 – 18h00 Igreja Matriz Rio das Antas – SC
14/11/2015 – 18h00 Igreja Matriz Arroio Trinta – SC
15/11/2015 – 08h30 – Igreja Matriz Arroio Trinta - SC
21/11/2015 – 16h00 Na Associação de Moradores do Bairro Santa Tereza – Videira – SC
26/12/2015 – 20h00 – Igreja Matriz São Joaquim de Verê – PR
08/01/2016 – 18h15 – Matriz Basílica de Aparecida – SP
09/01/2016 -   09h00 – Santuário Nacional de Aparecida – SP
17/01/2016 - 10h00 – Capela São Miguel – Planalto  - Verê - PR






Nenhum comentário:

Postar um comentário