quinta-feira, 24 de dezembro de 2015

HOMILIA PARA O DIA DE NATAL 2015

DEUS É MISERICÓRDIA...

É interessante observar como algumas pessoas, e até meios de comunicação social são capazes de anunciar de modo agradável inclusive pequenas coisas. Outros, por sua vez, transformam um copo de água em tempestade. O Papa Francisco é um destes personagens capazes de fazer brilhar os olhos e arder o coração com palavras, notícias e coisas muito simples que fazem parte do dia a dia. 

Em março deste ano, Francisco publicou o documento intitulado “O rosto da misericórdia”, embora sendo um texto escrito originalmente em Latim as palavras e citações usadas pelo Papa são de uma simplicidade extraordinária. Ele recuperou expressões e frases que já foram ditas e escritas por outros Papas e, sobretudo, textos da Sagrada Escritura. Em resumo, o documento não fala de nenhuma coisa extraordinária que ainda não fosse conhecida pelos cristãos do mundo inteiro. 

A bula, como é denominado o documento, começa com a frase: “Jesus Cristo é o rosto da misericórdia do Pai”. Ora precisa coisa mais conhecida do que essa verdade para os cristãos? O menino nascido na gruta de Belém há pouco mais de dois mil anos é verdadeiramente o Filho de Deus, aquele que veio revelar em plenitude que Deus é “rico em misericórdia” que “é clemente e vagaroso na ira, mas cheio de Bondade e fidelidade”

É exatamente essa verdade que também fala o profeta Isaias: “Como são belos, andando sobre os montes, os pés de quem anuncia o bem e prega a salvação... Alegrem-se e exultem...” este é um anúncio feito para chegar aos ouvidos até das pessoas mais tristes e desconsoladas.

A carta aos Hebreus confirma que a pessoa de Jesus Cristo é o esplendor da glória do Pai sendo então a expressão máxima daquilo que Deus é: “fonte de alegria, serenidade e paz”.

O anuncio de quem é Jesus e qual sua missão, não é lago extraordinário, de difícil compreensão, pelo contrário, como se lê no Evangelho de João: “No princípio era a Palavra, e a Palavra se fez gente, e a Palavra era Deus e tudo foi feito por meio da Palavra que veio habitar no meio do mundo”.

Para todas as pessoas, nestes tempos de provações e dificuldades mais uma vez o Natal cai como uma “mão de luva”, segundo as palavras que se reza no salmo: “Os confins do universo contemplaram a salvação de Deus... Cantai salmos ao Senhor! ”


Este é com certeza o mais importante sentimento que as felicitações de natal podem ser portadoras, de tal maneira que em todos os lugares e pela ação de todos aqueles que acreditam seja possível reconhecer o rosto misericordioso de Deus porque eles mesmos são capazes de realizar em suas vidas a mesma ação: “Sejam misericordiosos como o Pai de vocês é misericordioso”.

Nenhum comentário:

Postar um comentário