sábado, 19 de dezembro de 2015

HOMILIA PARA O QUARTO DOMINGO DO ADVENTO 2015

ILUMINAI A VOSSA FACE SOBRE NÓS...

Certamente é muito sugestiva uma frase que diz mais ou menos assim: “Não corra atrás das borboletas, plante uma flor no seu jardim e todas as borboletas virão até ela”.  Pois bem, essa frase se presta para refletir a Palavra de Deus nos dias que antecedem a celebração do natal.
Na Maternidade de Maria, o mundo pode reconhecer, como disse o Papa Francisco, o Rosto Misericordioso de Deus que traz a paz e a alegria a todos os povos. Já havia anunciado o profeta Miqueias cerca de 700 anos antes do nascimento de Jesus. Naquela ocasião o profeta afirmou que o abandono em que vivia o povo foi deixado para trás “até ao tempo em que uma mãe der à luz; e o resto de seus irmãos se voltará para os filhos de Israel”.
Também as comunidades de hoje fazem a mesma prece que o salmista rezou: “Voltai-vos para nós, Deus do universo! Olhai dos altos céus e observai.  Visitai a vossa vinha e protegei-a! Foi a vossa mão direita que a plantou; protegei-a, e ao rebento que firmastes!
A carta aos Hebreus afirma que a missão de Jesus é garantir que as pessoas reconheçam a misericórdia de Deus. Em outras palavras o texto diz: “Eis que venho ó Pai, para fazer vossa vontade. Sacrifício nenhum satisfaz, mas vossa vontade quereis que  se faça”.
E a vontade de Deus pode ser reconhecida na pessoa de Maria e nos seus gestos de esperança e de serviço: Maria partiu para a região montanhosa, dirigindo-se, apressadamente, a uma cidade da Judéia. Entrou na casa de Zacarias e cumprimentou Isabel”. E eis que Isabel  enquanto aguardava a realização das promessas feita pelos profetas reconhece naquela visita a presença de Deus: “Quando Isabel ouviu a saudação de Maria, a criança pulou no seu ventre e Isabel ficou cheia do Espírito Santo. Com um grande grito, exclamou: 'Bendita és tu entre as mulheres e bendito é o fruto do teu ventre!' Como posso merecer que a mãe do meu Senhor me venha visitar?
É este o significado de esperar o Natal do Senhor. O messias, cuja festa preparamos vem para realizar a vontade do Pai, sua presença garante a reconstrução de mundo mais humano, mais justo, mais fraterno, mais responsável, mais sustentável.

Neste tempo cada pessoa pode espelhar a sua vida na pessoa de Maria, mais do que correr atrás as borboletas que estão nos jardins alheios, plantar flores para que as borboletas tragam para perto as belezas da vida que se sonha e dos desejos que se esperam acontecer no Natal.

Nenhum comentário:

Postar um comentário