sábado, 12 de dezembro de 2015

HOMILIA PARA O TERCEIRO DOMINGO DO ADVENTO 2015

ALEGRIA E MISERICÓRDIA

Mesmo nas pessoas mais “santas”, em cuja vida e ação se pode reconhecer Deus agindo no meio do mundo, não faltam ocasiões em que os sinais de maldade e de violência, de desrespeito à vida e a qualidade de vida que se repetem na sociedade não as deixem perplexas e indignadas. É neste contexto que o Papa Francisco abre o “Ano Santo da Misericórdia” Trata-se de uma convocação para que as pessoas e o mundo, em eterna peregrinação, convertam-se e se reconciliem reconhecendo assim a presença de Deus nestas situações.

O profeta Sofonias faz um convite: Canta de alegria, cidade de Sião; rejubila, povo de Israel! Alegra-te e exulta de todo o coração, cidade de Jerusalém... naquele dia, se dirá a Jerusalém: 'Não temas, Sião, não te deixes levar pelo desânimo! O Senhor, teu Deus, está no meio de ti, o valente guerreiro que te salva”. 

Estas palavras aparecem de outra maneira na carta que o Papa escreveu como motivação para o ano da misericórdia: "Precisamos sempre de contemplar o mistério da misericórdia. É fonte de alegria, serenidade e paz. É condição da nossa salvação. Misericórdia: é a palavra que revela o mistério da Santíssima Trindade. Misericórdia é o ato último e supremo pelo qual Deus vem ao nosso encontro. Misericórdia é a lei fundamental que mora no coração de cada pessoa, quando vê com olhos sinceros o irmão que encontra no caminho da vida. Misericórdia é o caminho que une Deus e o homem, porque nos abre o coração à esperança de sermos amados para sempre, apesar da limitação do nosso pecado” (Misericordiae vultus 2).

Misericórdia e alegria é o que São Paulo escreve aos Filipenses: Não vos inquieteis com coisa alguma, mas apresentai as vossas necessidades a Deus, em orações e súplicas, acompanhadas de ação de graças. E a paz de Deus, que ultrapassa todo o entendimento, guardará os vossos corações e pensamento em Cristo Jesus”.

Misericórdia e alegria é o que João Batista anuncia àqueles que foram ao seu encontro à procura de perdão: “Eu vos batizo com água, mas virá aquele que é mais forte do que eu. Eu não sou digno de desamarrar a correia de suas sandálias. Ele vos batizará no Espírito Santo e no fogo”.


Encarar com alegria os desafios do tempo presente, as provações e sofrimentos do cotidiano implica ser capaz de olhar a própria vida e a dos irmãos com olhos de esperança e transformar o dia a dia em verdadeira ação de graças, como afirma o profeta Isaias: Exultai cantando alegres, habitantes de Sião porque é grande em vosso meio o Deus Santo de Israel”. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário