sexta-feira, 22 de janeiro de 2016

HOMILIA PARA O DIA 24 DE JANEIRO DE 2016

A LEI DO SENHOR É PERFEITA

Nelson Mandela, líder sul africano, deixou para o mundo um legado de muito ensinamentos, sobretudo dados com seu próprio testemunho de vida. Mas não se pode esquecer também o que ele ensinou com a simplicidade de suas palavras. Uma das suas afirmações diz mais ou menos assim: Se você falar com um homem numa linguagem que ele compreende, isso entra na cabeça dele. Se você falar com ele em sua própria linguagem, você atinge seu coração.

Claro está para todos que estes ensinamentos são extraordinários, mas não são novos. Falar ao coração das pessoas é o jeito de falar de Deus. A Sagrada Escritura é toda ela uma voz que entra na vida das pessoas e que modifica os corações.

O Texto do profeta Neemias proclamado neste domingo, depois de mostrar a dignidade da Palavra descrevendo com detalhes o cuidado de Neemias para com o livro da Palavra, termina com um conselho extraordinário: “Ide para vossas casas e comei carnes gordas, tomai bebidas doces e reparti com aqueles que nada prepararam, pois, este dia é santo para o nosso Senhor. Não fiqueis tristes, porque a alegria do Senhor será a vossa força”. Em resumo a Palavra é um conforto de modo que os que ouviam “choravam de alegria”.

Em forma de prece o Salmista reconhece que a lei do Senhor é perfeita e reza com entusiasmo: “Os preceitos do Senhor são precisos, alegria ao coração. O mandamento do Senhor é brilhante, para os olhos é uma luz”.

No Evangelho Jesus, Verbo que se fez homem, abre o livro da Palavra e proclama o fundamento da sua missão e as razões para as quais foi enviado: O Espírito do Senhor está sobre mim, porque ele me consagrou com a unção para anunciar a Boa Nova aos pobres; enviou-me para proclamar a libertação aos cativos e aos cegos a recuperação da vista; para libertar os oprimidos e para proclamar um ano da graça do Senhor”.

Dando a compreender a importância da Palavra ele mesmo garante que veio para fazer acontecer o que acabava de ler: “Hoje se cumpriu esta passagem da Escritura que acabastes de ouvir”.

Ora, os cristãos em todos os tempos - e isso já proclamou São Paulo - são diferentes, tem dons diversos, mas formam um único e mesmo corpo, logo tem a mesma missão e responsabilidade de Jesus: Ser construtores de uma sociedade sempre mais justa, humana, fraterna e solidária.

Essa é a tarefa principal de cada pessoa, um dos principais motivos da reunião de irmãos e das preces que se faz na Assembleia Reunida. Pedir a capacidade de seguir Jesus anunciando e fazendo acontecer um tempo de graça para todos.



Nenhum comentário:

Postar um comentário