quinta-feira, 24 de março de 2016

DOMINGO DE PÁSCOA - RESSURREIÇÃO DO SENHOR

COMEMOS E BEBEMOS COM ELE...

Fatos extraordinários no dia a dia das pessoas e da sociedade costumam ganhar as manchetes de jornais e dos noticiários em todos os meios de comunicação social. Sobretudo quando se tratam de situações que diminuem e denigrem a vida das pessoas e das comunidades, estes sim ganham muito tempo, muitas páginas e acabam caindo no gosto popular sendo comentados em todas as rodas de amigos e mais ainda nas redes sociais.

Ora, a morte de Jesus foi um prato cheio para as comunidades daquele tempo. Seja para os que nele acreditavam, seja para aqueles que desejam ver o seu fim. Eis que o noticiário sobre o evento da sexta feira que antecedeu a páscoa ganha novos contornos no amanhecer do primeiro dia da semana.

O primeiro dia já é simbólico por si mesmo, ele indica o começo de tudo mais uma vez. E neste caso ele vem como a vitória da vida. Os sinais encontrados no lugar onde estava o corpo de Jesus não deixam dúvida: Os panos que envolviam um corpo sem vida, estão jogados ao chão, já não servem mais. O véu que impedia de ver e ser visto foi colocado a parte. Aos amigos de Jesus faltava apenas uma coisa: Compreender o que significa que Ele devia ressuscitar dos mortos.

A carta de Paulo permite reconhecer que a união com o ressuscitado garante aos que nela acreditam que a morte não tem a última palavra e que a maneira mais adequada de reconhecer a Ressurreição do Senhor é procura-lo nas coisas novas que se fazem ver desde o primeiro dia da semana.

Jesus que andou por toda a parte fazendo o bem, está agora em toda parte por meio das pessoas que se prontificam a fazer o bem.  É Jesus ressuscitado quem resgata a vida da morte e preenche a vida de todos com sua ternura.


Na ressurreição de Jesus, o Senhor cura os corações feridos e ampara os humildes. Na manhã da ressurreição a Igreja se reúne em oração e experimenta a presença do ressuscitado que lhe  convida a manifestar a sua misericórdia contribuindo “para que a grande família humana possa viver com dignidade e justiça em um ambiente bem cuidado” (Texto Base CF 2016. P. 52). 

Nenhum comentário:

Postar um comentário