quarta-feira, 23 de março de 2016

HOMILIA PARA A QUINTA FEIRA DA SEMANA SANTA 2016

LAVA PÉS, PODER DA TERNURA.


Dom Orlando Brandes, Arcebispo de Londrina, descreveu o significado social do lava pés em 30 frases. Numa delas ele afirma que o gesto mostra o poder da ternura e a fraqueza da violência.
Na quinta-feira santa a Igreja repete o gesto de Jesus durante a última ceia. Na liturgia deste dia também se proclama o Evangelho de João que conta como Jesus realizou esta ação. Compreendendo que João escreveu este texto para as comunidades que já celebravam a Eucaristia há quase 50 anos sendo assim uma prática habitual. O autor procura associar o serviço de Jesus lavando os pés, ao que Ele fez durante toda a vida e que vai ter seu ponto mais alto no calvário. E por causa desta prática recebe o título de Mestre e Senhor, nome que Jesus afirma que pode ser dado a todos os que também são capazes de fazer de suas vidas um serviço para o bem de todos.
O texto pode também ser entendido como uma espécie de síntese com todos os ensinamentos que a revelação da Palavra fez conhecer ao longo dos tempos.  A narrativa da Páscoa dos judeus é marca de um novo tempo que se dá no compromisso solidário e de comunhão entre todos os que foram libertos da escravidão do Egito.
Paulo, conta como se deu a instituição da Eucaristia, não para fazer uma simples memória, mas para deixar claro que celebrar a memória do Senhor implica praticar a comunhão fraterna.
Ontem, como hoje, é Jesus quem repete o gesto de lavar os pés e continua pedindo a cada pessoa, a cada Igreja e a todas as instituições que sua ação seja uma contínua misericórdia que se traduza na prática das obras de caridade, no cuidado com a vida das pessoas e do mundo. Em outras palavras: recordar a ação de Jesus significa praticar a misericórdia de Deus cuidando da vida de todos e da vida no planeta, casa comum de todos,  a fim de que seja também morada digna de todos.

É neste sentido que a celebração da quinta-feira Santa afirma o poder da ternura e a fragilidade da violência. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário