sábado, 30 de abril de 2016

MEDITAÇÃO DA PALAVRA DE DEUS NO DIA PRIMEIRO DE MAIO DE 2016

O AMOR É O VÍNCULO DA PERFEIÇÃO

Neste primeiro de maio o mundo inteiro para e celebra o dia do trabalhador. Já no ano 500 AC. Confúcio, sábio chinês, declarou: “Escolha um trabalho que lhe dê prazer e nunca mais terás que trabalhar um só dia na vida”. É claro que ele estava compreendendo a expressão trabalhar diferente de como ela é entendida na origem da palavra Tripalium que significa sofrimento e dor. Celebrar o dia do trabalhador implica compreender a ação de homens e mulheres do modo como entendeu o sábio chinês: Trabalhar, para ele, significava encontrar a realização plena e a felicidade.
É neste sentido que também a liturgia deste domingo apresenta a ação do Espírito Santo de Deus, e a ação de Jesus que enviou o seu Espírito. O Papa Francisco também chama o Espirito santo de Trabalhador e afirma que é pelo seu trabalho que Ele revela quem é Jesus Cristo.
As comunidades que se reúnem celebrando o mistério da páscoa de Jesus podem ter certeza que já conheceram o Espírito Santo trabalhador, aquele que Jesus anuncia aos apóstolos como o “defensor”, presença que dá assistência e que ilumina a estrada daqueles que caminham no seu amor e que guardam a sua Palavra.
Não há dúvida que a presença do Espírito Santo sempre foi para a Igreja e para aqueles que acreditam o sinal do amor de Deus. Neste sentido se pode ter a certeza que Ele é verdadeiramente um trabalhador, que não se cansa e nem descansa, ele continua mostrando a estrada por onde deve andar aquele que se diz seguidor de Jesus Cristo.
A comunidade dos apóstolos, desde o princípio teve certeza que sua força e suas decisões estavam nas mãos do Espírito Santo trabalhador. A primeira leitura conta o episódio de uma das dificuldades iniciais da Igreja nascente. A conclusão do Concílio dos Apóstolos, não poderia ser outra: decidimos, o Espírito Santo e nós, não vos impor nenhum fardo...” esta expressão dos apóstolos não precisa ser mais clara pois ela confirma: “O amor é o vínculo da perfeição”.
É neste sentido que se pode compreender também as palavras de Jesus no Evangelho: Se alguém me ama, guardará a minha palavra, e o meu Pai o amará, e nós viremos e faremos nele a nossa morada”.
Eis que então, nestes dias em que a situação de insegurança ronda com mais intensidade a casa e a vida dos trabalhadores, mais do que nunca se faz necessário dar importância aquilo que realmente merece.
A hora é de amar mais, porque só o amor é capaz de resistir às dificuldades e provações que a vida e o mundo apresentam ao cotidiano das pessoas. Amar mais implica sim abraçar com entusiasmo o próprio trabalho e trabalhar na certeza de que o Espírito que Jesus vai enviar não deixará ninguém à mercê da própria sorte.


Um comentário:

  1. Verdade Padre Élcio, entendo q quando realizamos as nossas tarefas com amor, é como se estamos trabalhando para Deus, e assim facilitamos muito as coisas para os nossos irmãos.

    ResponderExcluir