sexta-feira, 15 de abril de 2016

PALAVRAS DE MISERICÓRDIA NO 4º DOMINGO DA PÁSCOA

JESUS, O PASTOR MISERICORDIOSO


Pouco a pouco a solenidade da páscoa vai ficando na memória e o resultado daquele extraordinário dia permite ir compreendendo melhor quem é Jesus e quais são suas principais ações em favor do seu povo. Do mesmo jeito que Jesus, “Todos os cristãos, incluindo os Pastores, são chamados a se preocupar com a construção de um mundo melhor”, disse o Papa Francisco.

Os bispos do Brasil reunidos em Aparecida também falaram sobre a importância de trabalhar em favor do povo e numa carta aberta falaram sobre a crise em que o Brasil está mergulhado e reafirmaram que a  Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB): “acompanha atentamente esse processo e espera o correto procedimento das instâncias competentes, respeitado o ordenamento jurídico do Estado democrático de direito”. Ao mesmo tempo em que recordam aos políticos que: “O bem da nação requer de todos a superação de interesses pessoais, partidários e corporativistas”.

A situação brasileira permite compreender com uma facilidade incrível o que significa agir como “bom pastor”. As palavras do Evangelho: As minhas ovelhas escutam a minha voz, eu as conheço e elas me seguem”. Neste momento particular da história brasileira, qual é a voz que se pode dar crédito diante da avalanche de corrupção que enlameia a vida política nacional em todos os níveis. Acaso será possível acreditar que alguma voz dos que se levantam neste momento tem real interesse de não continuar transformando o povo brasileiro em “Mártires da corrupção”?

Na condição de cristãos todos são convidados a repetir o gesto de Paulo e Barnabé: Então os apóstolos sacudiram contra eles a poeira dos pés”. Pois, além dos supostos “salvadores da Pátria” há ainda uma multidão  que ninguém pode contar, como nos diz a segunda leitura, e estes são honestos, justos, coerentes, “lavaram e alvejaram suas vestes no sangue do cordeiro”.

Apóstolo de Jesus, cidadão do Reino, que conhece e reconhece a voz do verdadeiro e único pastor, cada pessoa é convidada a trabalhar com honestidade, cumprir com suas obrigações, fazer o dever de casa, cuidar da casa de todos, em resumo: fazer a sua parte na construção de uma sociedade justa e humana, na qual o amor de Deus se torne mais evidente.


A Palavra de Deus, com a graça do Espírito Santo e a Eucaristia que participa, leva a se reconhecer  reunidos e escolhidos pelo amor de Cristo e por ele enviados para levar a paz em todos os lugares aonde sua presença for importante. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário