sexta-feira, 27 de maio de 2016

HOMILIA PARA O 9º DOMINGO DO TEMPO COMUM - 29 DE MAIO DE 2016

É NECESSÁRIO ABRIR, PORTAS E CORAÇÕES


Em 2013, quando Jorge Bergoglio foi eleito Papa, no seu primeiro discurso ao mundo, fez uma brincadeira que cativou a todos, disse ele: “Nós nos reunimos para eleger um novo Papa e parece que meus irmãos cardeais foram busca-lo quase no fim do mundo”. Depois desta declaração fez diversas outras falas sobre a necessidade de abrir portas e de acolher as pessoas que pensam diferente ou que tem professam outra fé e até nem mesmo acreditam na Igreja. Numa de suas homilias na Casa Santa Marta, onde ele mora, declarou: “É necessário não engaiolar o Espírito Santo, ele é soberano. Na Igreja precisamos de mais pessoas que exerçam o ministério de “Abrir portas”.
Abrir portas é umas das importantes lições que se pode tirar da Palavra de Deus proclamada neste 9º domingo do tempo comum. O Texto do livro dos Reis a oração de Salomão é mais do que clara: Salomão rezou no Templo, dizendo: Senhor, pode acontecer que até um estrangeiro que não pertence a teu povo, Israel, escute falar de teu grande nome, de tua mão poderosa e do poder de teu braço.
Se, por esse motivo, ele vier de uma terra distante, para rezar neste templo, Senhor, escuta então do céu onde moras e atende a todos os pedidos desse estrangeiro, para que todos os povos da terra conheçam o teu nome e o respeitem”.
Muito mais tarde, é São Paulo quem anuncia a boa notícia com uma certeza que serve também para a atualidade, isto é, nada de se preocupar em agradar a quem quer seja a não ser cumprir a vontade de Jesus Cristo. Vontade esta que foi manifestada por Ele de muitos modos e em diversas ocasiões. No texto do Evangelho de hoje, mais uma vez Jesus está abrindo portas.
Atendendo ao pedido do oficial romano, que não era judeu, nem professava a religião dos judeus Jesus mostra aos que o seguiam a importância de não discriminar ninguém, nem tampouco excluir quem quer que seja, pelo contrário declara sua admiração dizendo: “Nem mesmo em Israel encontrei alguém com tanta fé”.
Estas palavras são mais do que claras e vem de encontro com o convite do Papa Francisco: Na Igreja precisamos de mais pessoas que exerçam o ministério de - Abrir portas”.
Não sem razão a igreja inteira também canta como se faz hoje no Salmo:Cantai louvores ao Senhor, todas as gentes, povos todos, festejai-o! Pois comprovado é seu amor para conosco, para sempre ele é fiel”.
           




Nenhum comentário:

Postar um comentário