quinta-feira, 5 de maio de 2016

MEDITAÇÃO DA PALAVRA DE DEUS NO DIA DA ASCENÇÃO DO SENHOR

ELEVADO AOS CÉUS À VISTA DE TODOS

Em uma de suas declarações recentes o Papa Francisco disse: “Não consigo imaginar um cristão que não saiba sorrir” e concluiu: “Procuremos dar um testemunho alegre de nossa fé”. Tem ainda um antigo provérbio popular que diz assim: “Um santo triste é um triste santo”.

Estas duas expressões são suficientes para ajudar entender a última frase do Evangelho deste domingo quando fala da atitude dos discípulos depois que Jesus subiu aos céus: Em seguida voltaram para Jerusalém, com grande alegria. E estavam sempre no Templo, bendizendo a Deus” A esta altura dos acontecimentos os amigos de Jesus já estavam suficientemente esclarecidos sobre o que tinha acontecido e como seria a vida deles depois que Jesus não estava mais com eles.

As três leituras deste domingo apenas reforçam a certeza para todos os que creem no Cristo, e o reconhecem como Senhor e guia. A estes não é permitido ficar “Olhando para o céu” pois uma vez que compreendem a palavra de Jesus que disse: “O Consolador que lhes enviarei, também ensinará todas as coisas”. Daí é que ficam também claras as palavras da Paulo aos Efésios e que podem ser aplicadas a cada cristão da atualidade: “O Deus de nosso Senhor Jesus Cristo, o Pai a quem pertence a glória, vos dê um espírito de sabedoria que vo-lo revele e faça verdadeiramente conhecer. Que ele abra o vosso coração à sua luz, para que saibais qual a  esperança que o seu chamamento vos dá, qual a riqueza da glória que está na vossa herança com os santos”

Ser um alegre discípulo de Jesus não é a mesma coisa que ser um “bobo alegre”, mas alguém capaz de compreender que anunciar Jesus e suas propostas implica aceitar também a cruz sem deixar de assumir com alegria os desafios que a vida apresenta.


Acreditar em Jesus presente e ao mesmo tempo sentado a direita de Deus, conforme se reza no credo, implica compreender o que se reza no salmo: “Deus reina sobre todas as nações, está sentado no seu trono glorioso”. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário