sábado, 21 de maio de 2016

PALAVRA MEDITADA NO DOMINGO DA SANTÍSSIMA TRINDADE

UNIDADE NA CARIDADE


A turbulência econômica, política, social e moral que o Brasil está vivenciando nos últimos tempos tem inúmeras respostas e explicações. Cada cientista político, analista econômico, palpiteiro de plantão tem uma opinião para justificar os escândalos que se tornam públicos a cada dia. Tudo o que se fala tem seu fundo de verdade, mas não resta dúvida que uma coisa é absolutamente certa: Entre todos os envolvidos em tudo o que está acontecendo não aparece uma condição simples e absoluta: Deixar-se guiar pela verdade.
Os discípulos de Jesus viveram noutro contexto situações muito semelhantes. O Evangelho de deste domingo faz parte dos chamados “discursos de despedida” e Jesus lhes adverte e promete uma solução ou pelo menos uma maneira diferente de encarar o mundo e os problemas que seus seguidores ainda não compreendiam: “Tenho ainda muitas coisas a dizer-lhes, mas não são capazes de compreender agora. Quando, porém, vier o Espírito da Verdade, ele lhes conduzirá à plena verdade”.
No discurso de hoje não é primeira vez que Jesus fala da relação dele com o Pai e da caridade que os une. Nesta passagem, porém, ele reforça que o Espírito Santo veio com uma tarefa muito específica: Glorificar a comunhão e a unidade que existe entre o Pai e o Filho.
A experiência de comunhão entre as três pessoas faz entender que essa atitude pode garantir obras muito maiores do que aquelas que os discípulos viram Jesus realizar.
A comunhão da Trindade não é outra coisa senão aquilo que a primeira leitura chama de Sabedoria que está antes e acima de toda e qualquer realização, conforme diz o livro dos provérbios: “O Senhor me possuiu como primícia de seus caminhos, eu estava ao seu lado como mestre-de-obras; eu era seu encanto, dia após dia, brincando, todo o tempo, em sua presença, brincando na superfície da terra, e alegrando-me em estar com os filhos dos homens”
Por isso mesmo e sem medo todos rezam com o Salmo: “Ó Senhor nosso Deus, como é grande vosso nome por todo o universo!”. Só quem se deixa guiar pelo Espírito de Deus é capaz de viver na verdade e na unidade, pode ter  certeza que nenhuma tribulação, angústia, perseguição, ou outra qualquer provação  é maior do que a graça e a esperança que não decepciona.

Como igreja reunida também os cristãos do terceiro milênio podem compreender a misericórdia de Deus revelada na Unidade da Trindade e deixando-se guiar por ela vencer todos os medos e trabalhar pela construção da fraternidade e da verdade em todos os lugares. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário