sexta-feira, 3 de junho de 2016

HOMILIA PARA O DIA 05 DE JUNHO 2016

LEVANTE-E ANDA...

Nesta semana um horário nobre da televisão brasileira começou com esta frase: “A notícia que abre a edição desta quinta-feira (2) é daquelas que dá gosto de ouvir. É uma notícia boa. E como não é todo dia que surge uma chance de contar uma história como essa, a gente até lembrou de recuperar, no fundo de algum armário, uma vinheta que não aparece há muito tempo por aqui”.

Tal como esta notícia pode ser compreendida a Palavra de Deus deste domingo. Seja na primeira leitura, seja no evangelho são contados dois fatos que se realizaram num contexto de sofrimento, de exclusão social e de sentimento de abandono. É importante entender que tanto na época do profeta, quanto no tempo de Jesus a viuvez era considerada um castigo de Deus e a mulher viúva não recebia nenhum tipo de ajuda de quem quer que fosse. Somente poderia contar com a ajuda dos filhos que lhe eram a única herança.

As duas desiludidas podem experimentar a misericórdia de Deus que age em favor daqueles que já não tem mais a quem recorrer. Elias e Jesus, em tempos e locais diferentes e por distintas maneiras garantem que Deus seja reconhecido. A viúva de Sarepta proclama: “Vejo que és um homem de Deus”. A multidão em Naim proclama: “Deus veio visitar o seu povo”.

Tal como a manchete da semana a ressurreição dos dois jovens é uma Boa Notícia.  Jesus se dá a conhecer como o enviado de Deus, sua missão pode ser resumida nas três palavras que o Papa Francisco deu aos padres nesta semana: “procurar, incluir e alegrar-se”. Claro que serve aos padres, mas serve também para todos que se reconhecem como São Paulo, seguidores do mandamento de Jesus.

Que a Eucaristia e reunião de irmãos ajude também a todos nestes tempos difíceis que rondam o nosso país: “a exemplo de Cristo ter olhos para ver as necessidades e sofrimentos de todos e faça que se realize palavras e ações para confortar os desanimados e oprimidos. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário