sábado, 20 de agosto de 2016

APARECEU NO CÉU UM GRANDE SINAL

Logo mais, as 20h00 acontecerá a cerimônia de encerramento das Olímpiadas do Rio de Janeiro. A participação feminina em diversas esferas da sociedade contemporânea foi acontecendo ao longo do tempo à custa de muita garra, determinação e superação de preconceitos. A edição do Rio de Janeiro se encerra sendo conhecido como a “Olímpiada das Mulheres”, elas mostraram ao mundo aquilo de que são capazes na história da humanidade e na construção de uma sociedade mais igualitária e humana.
É uma mera coincidência que liturgia deste domingo celebre a Assunção de Maria ao céu, cuja história e contribuição para a história e para a salvação da humanidade, pode-se dizer que precedeu toda a luta por um mundo mais justo e muito melhor.
O Evangelho narra o encontro de Maria com a prima Isabel. As duas proclamam as maravilhas que Deus realiza no meio do mundo e fica mais do que claro que isto se realiza com a contribuição feminina.  As duas revelam como Deus agiu na pessoa de João Batista e de Jesus. O Primeiro intitulado como o maior de todos os profetas e Jesus como o messias esperado. Isabel proclama que Deus fez Maria a bendita entre todas, a vitoriosa, aquela que o anjo havia declarado Cheia de Graça. E Maria reafirma: “O Poderoso fez por mim maravilhas e Santo é o seu nome! Seu amor, de geração em geração, chega a todos que o respeitam”.
O livro do Apocalipse apresenta uma mulher como símbolo da vitória da vida sobre as forças da morte: apareceu no céu um grande sinal: uma mulher vestida de sol, tendo a lua debaixo dos pés e sobre a cabeça uma coroa de doze estrelas”.   Na batalha contra o dragão que representa todas as forças da morte a Mulher dá à luz um Filho que foi elevado para junto de Deus e a mulher que foi salva das forças da morte ouve a voz forte dizendo: "Agora realizou-se a salvação, a força e a realeza do nosso Deus, e o poder do seu Cristo". 
Por sua vez Paulo, na segunda leitura, garante que Jesus Cristo, o filho de Maria, é o vencedor da morte e de todos os sinais que a acompanham.
Nota-se em todas as situações exatamente o que as mulheres acabam de mostrar nas olímpiadas: “As atletas conseguiram driblar todos os preconceitos e provar capacidade em diversas modalidades esportivas até mesmo naquelas que se dizem exclusivas para os homens”.  Não sem razão o Papa Francisco acaba de constituir uma comissão para ampliar a participação feminina na vida da Igreja.
Claro que nisto tudo a figura de Maria serve de exemplo e inspiração para que tudo isso continue acontecendo. Rezemos pedindo que a Mãe de Jesus seja para sempre companheira nesta jornada.


Nenhum comentário:

Postar um comentário