sábado, 27 de agosto de 2016

HOMILIA PARA O DIA 28 DE AGOSTO DE 2016 - 22º DOMINGO COMUM - ANO C

COM CARINHO PREPARASTES UMA MESA PARA OS POBRES

Na última sexta feira teve início oficialmente a propaganda eleitoral que culminará na eleição de prefeitos e vereadores no dia 02 de outubro próximo. Não é necessário muito censo crítico para perceber como desde o início os candidatos se apresentam como pessoas muito além do normal. Alguns cujos nomes nunca se tinham ouvido agora desfilam no rádio e na televisão, nas ruas e praças apresentando-se como pessoas simples e que vivem no meio do povo, preocupadas com o bem-estar de todos, e com a solução dos problemas que até agora nem se davam conta que existiam. Esta realidade permite uma sintonia muito fina com a Palavra de Deus proclamada na liturgia deste domingo.
No evangelho, Jesus aparece na continuação de sua viagem para Jerusalém. Participando de um jantar com muita gente importante percebe a atitude dos convidados e faz a observação sobre os comportamentos dos presentes: Escolher os primeiros lugares e fazer de conta que tudo está certo e resolvido. Jesus dá um conselho ao dono da casa: Quando oferecer um banquete não convidar aqueles que lhe podem retribuir, mas exatamente aqueles que necessitam ser promovidos para sair da situação de constrangimento em que se encontram.
A proposta de Jesus é uma inversão das práticas da sociedade do seu tempo: Definitivamente, todas as pessoas merecem uma vida mais digna onde aconteça de fato a justiça e a qualidade de vida estejam ao alcance de todos. Jesus insiste numa nova organização da sociedade na qual se compreenda o sentido da gratuidade e não dos interesses que eram vigentes entre os que dirigiam a sociedade no seu tempo.
O Livro do Eclesiástico insiste na compreensão de que a grandeza de uma pessoa não reside na capacidade de oferecer soluções milagrosas para os problemas de cada dia, mas no comprometimento com a promoção de todas as pessoas a fim de que diminua o fosso entre os que governam e os que são governados.
A carta aos Hebreus reitera o convite para a comunhão plena de todos entre todos e afirmar: “Busquem a paz com santidade”, sem esses valores não será possível ver o rosto e a presença de Deus no mundo que ensina e ajuda assumir atitudes que promovam a vida e o bem-estar de todos.
Neste sentido a Igreja também recorda neste domingo os catequistas, rezando com a multidão destes voluntários, cada pessoa é também convidada a dar sua parte por meio de atitudes permanentes de atenção, de escuta e de promoção das pessoas como se reza na oração da missa: “Ó Deus, fonte de todo bem, alimente em nós o que é bom e nos ajude a cuidar daquilo que de vós recebemos”.
Mais do que promessas mágicas e soluções milagrosas cada pessoa e obviamente os pretendentes a cargos políticos são convidados a inverter a lógica que o tempo das eleições oferece: Não somente prometer ações fantásticas, mas agir de modo que a sociedade inteira seja fundamentada em outros princípios e valores.



Nenhum comentário:

Postar um comentário