sábado, 6 de agosto de 2016

HOMILIA PARA O DIA 07 DE AGOSTO DE 2016

VENHA SENHOR, SOBRE NÓS, A VOSSA GRAÇA

Quem pode assistir ontem a noite a abertura das Olimpíadas do Rio de Janeiro, certamente se convenceu que o Brasil é um país de gente capaz para muito mais do que tudo o denigre a nossa imagem e maltrata o nosso povo. Por outro lado, para que o evento fosse possível foram necessários nove meses de preparação intensa, determinação, coragem, desprendimento e um aparato de segurança que envolveu 85 mil profissionais da área. Este fato permite fazer uma relação muito direta com as leituras que se proclama na liturgia deste domingo.
O livro da sabedoria, na primeira leitura começa assim: “A noite da libertação fora predita a nossos pais, para que, sabendo a que juramento tinham dado crédito, se conservassem firmes. Ela foi esperada por teu povo
como salvação para os justos”.
E são estes que proclamam como se faz no salmo deste domingo: No Senhor nós esperamos confiantes, porque ele é nosso auxílio e proteção! Sobre nós venha, Senhor, a vossa graça, da mesma forma que em vós nós esperamos”.
Todos os profissionais envolvidos nas olímpiadas podem encontrar sua inspiração na pessoa de Abraão de quem a carta aos Hebreus fala: “Foi pela fé que Abraão obedeceu à ordem de partir para uma terra que devia receber como herança, e partiu, sem saber para onde ia”.
Na sequência, nada mais claro do que o convite que Jesus faz no evangelho: “'Não tenhais medo, pequenino rebanho, pois foi do agrado do Pai dar a vós o Reino”. Porém é claro que simultâneo a não ter medo é preciso também agir com a prudência que ele mesmo indica em cada uma das três parábolas que compõe o evangelho de hoje: “Fiquem de prontidão e com os rins cingidos; Felizes aqueles que o Senhor encontrar vigilantes; A quem muito foi dado muito será pedido”.
Eis que a Palavra de Deus ensina a todos neste domingo a ter determinação, coragem, firmeza, desprendimento; o que aliás não faltou aos profissionais envolvidos nas Olimpíadas; de modo que cada um possa dar a sua contribuição na construção de uma sociedade preocupada em oferecer e acumular tesouros onde “o ladrão não rouba a traça não rói e o cupim não destrói”.

Que a oração, a Palavra e a Eucaristia ajudem a todos. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário