domingo, 28 de agosto de 2016

HOMILIA PARA O DIA 28 DE AGOSTO - SEGUNDA OPÇÃO

AGIR COM SIMPLICIDADE


Na última sexta feira teve início oficialmente a propaganda eleitoral que culminará na eleição de prefeitos e vereadores no dia 02 de outubro próximo. Não é necessário muito censo crítico para perceber como desde o início os candidatos se apresentam como pessoas humildes. Na prática se trata de uma disputa marcada pela competição e pelos primeiros lugares e cuja arma é apresentar-se melhor e muito superior aos demais.
No livro do Eclesiástico o autor aconselha a humildade como condição para ser agradável a Deus e a todos, para ter êxito e ser feliz. As palavras são uma espécie de conselho passado de pai para filho. Não se trata de uma condição de pessoas com pouca preparação intelectual ou econômica, o autor tem certeza que a humildade é um valor no qual se esconde o segredo da felicidade. Cultivar esta virtude significa colocar-se com simplicidade no seu lugar e fazer render os talentos que recebeu. A humildade não permite que as qualidades subam à cabeça e tornem as pessoas soberbas desprezando aqueles que tem outros dons e valores.
No Evangelho Jesus está no caminho para Jerusalém. E hoje trata de duas questões muito importantes: A humildade e a gratuidade. Era comum aos fariseus oferecer banquetes aos participantes do culto na sinagoga. Estas refeições se tornavam oportunidades para continuar as discussões que tinham sido iniciadas no templo. Naturalmente os convidados eram pessoas que detinham um certo status intelectual e econômico e Jesus percebe como se dá a escolha pelos lugares de honra. Diante disto Ele aproveita para falar sobre as duas condições importantes em relação ao Reino de Deus. O Reino é também um banquete, porém este não marcado pelo jogo de interesses, e do jeitinho de levar em vantagem em tudo, como se dá com muita tranquilidade no ambiente político e algumas vezes também nas comunidades cristãs.  
A lição da Palavra de Deus neste domingo contraria a lógica competitiva e agressiva da sociedade contemporânea que costuma valorizar as pessoas pelo seu êxito, pelo eu triunfo, por sua capacidade de ser o melhor em tudo.
Reunida aqui, para louvar o Senhor, a Igreja e cada um convidado a compreender e colocar seus dons a serviço sem procurar lugares de honra, reconhecimento e busca pelos primeiros lugares.

Nenhum comentário:

Postar um comentário