sábado, 13 de agosto de 2016

SÓ  VOS, SENHOR, SOIS SALVAÇÃO E AUXÍLIO

Uma das grandes dificuldades do ser humano é aceitar as mudanças. Sair da zona de conforto. Fazer de um modo diferente aquilo que está habituado a realizar. Não raro, continuar praticando as mesmas coisas vai se mostrando como um caminho sem volta para a própria autodestruição. E isso se vê com pessoas que sofrem, por exemplo, do alcoolismo, da droga, do cigarro, e assim por diante. Frequentemente esse caminho também é percorrido por empresas e instituições que vão perdendo credibilidade, mercado e clientes. Entretanto sair daquela prática habitual parece ser impossível.
Pois este é o ponto forte que a Palavra de Deus neste domingo apresenta para a meditação. A Palavra é um convite a coragem de abandonar as seguranças e aquilo que sempre foi feito, do modo como sempre foi feito e arriscar-se a metas mais ousadas. Para isso algumas pessoas servem de inspiração no conjunto das três leituras.

O profeta Jeremias é modelo daqueles dispostos a dar a sua vida para que a Palavra de Deus fosse ouvida no mundo. Ele percebeu como o Reino de Judá estava decaindo e diante desta realidade não duvidou que deveria convidar o povo e os governantes para uma mudança de rumo. Isso não foi aceito, o resultado não poderia ser outro: os amigos do rei decidem dar um fim em Jeremias e o jogam no fundo de um poço, a fim de que morra afundando-se na lama. Por sorte aparece um estrangeiro que pede a salvação do profeta e o retira daquele lugar imundo.

A carta aos Hebreus, que é a segunda leitura, apresentou nos últimos domingos uma relação de pessoas que venceram por causa da sua fé e deixaram uma história de vencedores apesar das dificuldades que encontraram. No texto de hoje reafirma: “Rodeados como estamos por tamanha multidão de testemunhas, deixemos de lado o que nos pesa e o pecado que nos envolve. Empenhemo-nos com perseverança no combate que nos é proposto, com os olhos fixos em Jesus, que em nós começa e completa a obra da fé.”.  A figura de Jesus e do cristão autêntico pode ser comparado a um atleta de olímpiadas, empenhar-se de maneira decidida e vontade de vencer, para que isso seja possível será necessário deixar de lado algumas das práticas que já estavam enraizadas no seu cotidiano.

No Evangelho Jesus usa da simbologia do fogo e afirma que sua missão é de trazê-lo à terra. Ele está falando aos discípulos enquanto caminha para Jerusalém, aonde sabe que irá enfrentar as autoridades do templo que lhe condenarão a morte. Apesar desta certeza ele afirma sem medo que desejaria que tudo já tivesse acontecido. Ele tem certeza que sua Palavra e sua vida irão desestabilizar muitos costumes já arraigados na sociedade de Israel, apesar disso, assim como Jeremias, Jesus também não se intimida e garante que por causa destas mudanças haverá também muita divisão, até mesmo dentro das famílias.


A pergunta que pode ser para cada cristão é a seguinte: o fogo purificador e transformador que Jesus trouxe já transformou a minha vida? Já tive a coragem de renunciar muitas das minhas verdades abrindo-me ao novo e ao diferente. A Palavra de Deus é um convite para repetir com o salmista deste domingo: Socorrei-me, ó Senhor, vinde logo em meu auxílio! 

Nenhum comentário:

Postar um comentário