sábado, 10 de setembro de 2016

Homilia para o dia 11 de setembro de 2016 - 24º domingo comum.

ESCOLHIDO COM MISERICÓRDIA

No brasão do Papa Francisco se pode ler a frase: “Escolhido com Misericórdia”. Não sem razão o Papa tem repetido algumas vezes: “Rezem por mim que também sou pecador”. Instituiu este ano santo extraordinário da misericórdia e afirmou que esta virtude é que suporta toda a vida da Igreja. Quando se pensa em misericórdia se lembra acolhida, perdão, solidariedade, compreensão e uma porção de outras atitudes que permitem às pessoas se reerguerem dos seus sofrimentos e desilusões.
Os atletas paraolímpicos no Rio de Janeiro estão dando muitas lições do que significa superação, determinação e solidariedade e porque não dizer misericórdia. Na corrida dos 100 metros a brasileira Tassita Cruz vencia a prova quando perdeu velocidade e acabou em sexto lugar. Sentada chorando recebeu a mais importante medalha no abraço carinhoso da colombiana Marta que venceu a corrida.
Ora, o que é o pecado, senão uma perca de velocidade na direção da meta e que culmina com a desilusão, o choro, o arrependimento e o medo? Isso está bem retratado nas três leituras deste domingo.
Na primeira, o povo perdeu o entusiasmo e começou a andar por outros caminhos. Desiludidos quiseram encontrar solução para a sua dificuldade à custa das suas próprias forças. Obvio que isso não os levou a nenhum lugar. Longe de Deus o povo experimentava sofrimento ainda maior. Moisés intercede, recordando a promessa e a leitura termina dizendo: “E o Senhor desistiu do mal que havia ameaçado fazer ao povo”. O resultado todo sabemos, mais tarde a comunidade de Israel chegou à terra prometida.
Hoje a Igreja também reza com o salmista fazendo sua a mesma condição de arrependimento que Davi experimentou. Em oração se diz: “Abri meus lábios, ó Senhor, para cantar, e minha boca anunciará vosso louvor! Meu sacrifício é minha alma penitente, não desprezeis um coração arrependido”.
São Paulo reconhece o seu pecado quando diz: “Eu que antes blasfemava, perseguia e insultava, encontrei misericórdia que demostra toda a grandeza do coração de Jesus”.
E Jesus no Evangelho contando as três parábolas mais uma vez ajuda a perceber como Deus “Escolhe com Misericórdia”.  Não porque ele ama mais a uns do que aos outros, mas porque Ele Ama mais! O abraço que o pai dá ao filho arrependido é a mais importante medalha que um pecador arrependido, que por força das circunstâncias perdeu velocidade e está caído em prantos no meio do caminho pode receber de Deus.
Que a Palavra e a Eucaristia com a oração comum ensinem a todos o que significa a virtude da misericórdia.  



Nenhum comentário:

Postar um comentário