sábado, 8 de outubro de 2016

HOMILIA PARA O DIA 09 DE OUTUBRO DE 2016

                 CANTAI AO SENHOR DEUS UM CANTO NOVO

Se tem uma coisa bonita que os pais, os professores, e as pessoas em geral gostam de fazer é ensinar as crianças a serem agradecidas. Seja em casa, seja na escola costuma-se usar a expressão: “palavra mágica” no relacionamento com as pessoas. Assim as crianças aprendem desde cedo a dizer: “Muito obrigado, por favor, com licença”.  Obviamente que não fazem isso gratuitamente, mas aprendem a reconhecer aquilo que no decorrer dos dias faz parte das relações humanas de boa convivência.

É sobre gratuidade, relações de boa convivência, ação de graças que fala a Palavra de Deus proclamada neste domingo. O livro dos Reis apresenta o encontro de um estrangeiro pagão com o profeta Eliseu. Gratuitamente o profeta mostra a ação de Deus em favor de Naamã, o qual não deixa de ser grato e reconhece a graça e a misericórdia de Deus em seu favor.

Paulo, continua sua carta ao amigo Timóteo, e faz uma recomendação simples diante de tudo o que estava acontecendo naqueles dias: “Lembra-te de Jesus Cristo, da descendência de Davi, ressuscitado dentre os mortos. Se com ele morremos, com ele viveremos. Se com ele ficamos firmes, com ele reinaremos. Se nós o negamos, também ele nos negará. Se lhe somos infiéis, ele permanece fiel, pois não pode negar-se a si mesmo”.

A narrativa do Evangelho que apresenta os dez leprosos, mais uma vez supera a simples prática da lei, e sugere a caridade, a ação de graças, a “palavra mágica”. Jesus lhes indicou o caminho da cura e apresentou também o cumprimento da lei. Mas muito mais do que ser cumpridor de normas e regras espera-se de cada pessoa a generosidade e a gratuidade. Somente um estrangeiro entendeu isso e voltou dando glórias a Deus.

As três leituras servem para cada cristão e para a Igreja inteira: Deus e sua graça são dons gratuitos, generosos e misericordiosos. O dia a dia de cada pessoa está repleto de pequenas curas e bênçãos. Pede-se apenas que seja capaz de reconhecer isso e a fazer exatamente o que se ensina às crianças: “usar as palavras mágicas” como se reza no salmo deste domingo: Cantai ao Senhor Deus um canto novo, porque ele fez prodígios. O Senhor fez conhecer a salvação, e às nações, sua justiça; recordou o seu amor sempre fiel”.

Rezar juntos na liturgia de cada domingo é um aprendizado que se faz pela oração, como se reza na oração eucarística da cada missa: “Na verdade, é justo e necessário, é nosso dever e salvação dar-vos graças sempre e em todo lugar, Senhor, Pai santo, Deus eterno e todo poderoso, por Cristo Senhor nosso”.


Que a oração de todos ajude cada pessoa a realizar em sua vida a tarefa de “ser membros e discípulos de Cristo Caminho, Verdade e Vida”.  

Nenhum comentário:

Postar um comentário