sábado, 1 de outubro de 2016

Homilia para o dia 02 de outubro de 2016.


NÃO FECHEM SEUS CORAÇÕES


“O coração tem razões que a razão desconhece”, esta frase é atribuída a  Blaise Pascal, Filósofo Frances do século XVII. Mas na atualidade se usa muitas expressões que valorizam o coração e o colocam como que no centro de toda vida. Quando se está triste costuma-se dizer: “estou com o coração apertado”; quando se quer dizer que uma pessoa convence com as palavras se diz   que “fala com o coração”.  São Camilo de Lelis, recomendou aos seus padres que trabalhassem com o coração e entre os camilianos se usa a frase: “Mais coração nas mãos irmãos”. Maria quando se encontrou com Isabel cantou: “Minha engrandece o Senhor e meu coração se alegra em Deus meu Salvador”. Madre Paulina, com todo o seu trabalho e as provações que a vida lhe reservou é venerada com o título de Santa Paulina do Coração Agonizante de Jesus.
O Evangelho proclamado neste domingo encerra os discursos de Jesus durante sua caminhada para Jerusalém com os encontros e desencontros que ele teve durante o caminho, por sua vez a primeira leitura é um texto pronunciado pelo profeta cerca de 600 anos antes de Cristo. O sofrimento era a marca registrada das comunidades daquele tempo. E o profeta faz um convite para que as pessoas não se deixem vencer pela cor do medo e da tragédia. Diante das iniquidades e maldades o profeta conclui sua fala afirmando: “O justo viverá pela fé”.
A mesma recomendação faz São Paulo na carta a Timóteo. A carta deve ter sido escrita nos anos 60 depois de Cristo, ocasião em que o imperador Nero perseguia violentamente os cristãos, Paulo recomenda: “reaviva o dom de Deus que está em Você. Não te envergonhes do testemunho de Nosso Senhor. Guarda a fé que recebeste”.
E Jesus fala aos discípulos que lhe pedem para aumentar a fé. Ao contrário do que muito se prega na atualidade, Jesus não diz que a fé vai resolver todas as coisas e acabar com todos os problemas. Se vocês tiverem fé como um grão de mostarda, fariam coisas maravilhosas, mas não se preocupem com as coisas maravilhosas, antes se preocupem em não perder a fé.
Então ter fé, não é passe de mágica para a solução dos problemas e adversidades da vida, mas uma maneira de ver os problemas com outros olhos. Sem fé nossa existência seria desesperadora.

Nestes novos tempos, mais do que nunca é necessário que tenhamos um cristianismo carregado de alegria, que não tenha medo de estar sempre em “estado de missão” como afirmou o Papa Francisco. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário