quinta-feira, 13 de outubro de 2016

Homilia para o dia 16 de outubro de 2016.

DO SENHOR É QUE VEM O MEU SOCORRO

“São mais santas as mãos que ajudam do que os lábios que rezam”, esta frase atribuída a Santa Tereza de Calcutá pode dar a impressão que a oração não tem muita importância na vida de uma pessoa. Os bispos do Brasil também escreveram sobre a oração afirmando mais ou menos assim: “preocupa-nos certo tipo de oração desligada da vida e muito intimista sem sintonia com a realidade”.
É sobre oração em sintonia com os problemas do dia a dia que fala a Palavra de Deus proclamada na liturgia deste domingo. O livro do Êxodo narra uma dura batalha que o povo de Israel precisou enfrentar contra um grupo de assaltantes que era comum naquele tempo. O texto atribui a vitória dos Israelitas sobre os inimigos graças a perseverança de Moisés na oração. E mais do que a perseverança de Moisés, a ajuda de Aarão e Ur que lhe sustentavam quando já estava cansado.
São Paulo continua sua catequese para o amigo Timóteo e reafirma o que já havia dito em outras ocasiões: A primeira tarefa de todo Cristão e dar testemunho de Jesus. E isto é claro se faz antes de tudo pela perseverança na oração como Jesus mesmo fazia em todos os momentos em que se preparava para alguma decisão difícil. Ou como ensinou aos discípulos: “quando rezarem digam, Pai nosso...”
Fazendo recordar como as viúvas eram abandonadas e sem ninguém que lhes viesse em socorro, Jesus conta a parábola do juiz injusto na relação com uma dessas pessoas para quem ninguém prestava atenção. A persistência da viúva no trato com o juiz sem compaixão aparece a mesma condição da perseverança na oração.
Assim como o juiz, que bem sabia qual a sua tarefa e verdadeira missão, Deus também sabe todas as necessidades humanas. O juiz acaba atendendo a viúva padra se ver livre dela e da sua importunação. Jesus concluí: “Deus é bom e sabe dar coisas boas aos que lhe pedirem”.  
Em resumo é importante não duvidar que Deus não é um desocupado que está sentado observando os problemas para atender só quando for solicitado pela oração. Deus vê os desafios cotidianos e nunca deixará de atender as necessidades e pedidos daqueles que a ele se dirigem com fé.
O evangelho termina com uma pergunta muita dura: “Acaso o filho do homem encontrará fé sobre a terra”. É esta a primeira e mais fundamental preocupação de toda pessoa humana: é necessário e importante rezar, mas não simplesmente repetir fórmulas sem convicção daquilo que se reza e que se pede.
É por isso que a igreja inteira canta com o salmo: “O Senhor te guardará de todo o mal, ele mesmo vai cuidar da tua vida! Deus te guarda na partida e na chegada.  Ele te guarda desde agora e para sempre! Do Senhor é que me vem o meu socorro, do Senhor que fez o céu e fez a terra. 



Nenhum comentário:

Postar um comentário