sábado, 29 de outubro de 2016

HOMILIA PARA O DIA 30 DE OUTUBRO 2016 - 31º COMUM ANO C

DEUS AMA TUDO O QUE ELE FEZ

A pessoa humana, na sua história e na relação com os demais muitas vezes e com facilidade faz juízo equivocado de si mesmo e dos outros. Na biografia de um estadista brasileiro que governou o país durante a ditadura militar ele mesmo descreve a pessoa com as seguintes palavras: “Deus não pode ter criado o ser humano, ele não seria tão mau assim para criar um ser tão abominável”. Não resta dúvida que esta é uma das maneiras equivocadas de compreender a pessoa e a existência humana.
A Palavra de Deus escolhida para a liturgia deste domingo é mais do que clara e permite facilmente compreender quem é Deus  e a sua obra e qual a relação dele com tudo o que existe.
No livro da Sabedoria o autor afirma: Senhor, o mundo inteiro, diante de ti,
é como um grão de areia na balança, uma gota de orvalho da manhã que cai sobre a terra. Entretanto, de todos tens compaixão, a todos, porém, tu tratas com bondade,
corriges com carinho os que caem e os repreendes, lembrando-lhes seus pecados,
para que se afastem do mal”.
Ter essa compreensão de quem é Deus levou a criatura humana proclamar em todos os tempos, como se faz no salmo deste domingo: “O Senhor é muito bom para com todos, sua ternura abraça toda criatura.  Que vossas obras, ó Senhor, vos glorifiquem, e os vossos santos com louvores vos bendigam”.
É este o Deus que São Paulo anunciou com sua vida e sua palavra, e na leitura de hoje esclarece: Deus vos faça dignos da sua vocação. Que ele, por seu poder, realize todo o bem que desejais e torne ativa a vossa fé”.
A mesma imagem de Deus foi dada por Jesus aos seus conterrâneos. No caso do Evangelho de hoje, a baixa estatura de Zaqueu pode também ser interpretada como a compreensão que ele mesmo tinha do seu pecado e da sua fragilidade,  Jesus, porém, não considera isso, vai ao seu encontro e isto já é o suficiente para que o pecador reconheça o seu pecado e se disponha mudar de vida: “Zaqueu recebeu Jesus com alegria e afirmou: Senhor, eu dou a metade dos meus bens aos pobres, e aqueles com quem fui desonesto, vou devolver quatro vezes mais”.

A Palavra de Deus é um estimulo para cada pessoa, nestes tempos, reconhecer-se, não como sujeito deplorável, incorrigível e pecador inveterado, mas como criatura amada por seu criador e capaz de se converter e continuar recebendo a mesma Palavra consoladora de Jesus: “Hoje a salvação entrou nesta casa, porque também esta pessoa é um filho de Abraão. Com efeito, o Filho de Deus veio procurar e salvar o que estava perdido.”

Nenhum comentário:

Postar um comentário