domingo, 9 de outubro de 2016

HOMILIA PARA O DIA DE NOSSA SENHORA APARECIDA

FAÇAM TUDO O QUE ELE LHES DISSER...

As notícias sobre a situação do Brasil apontam para uma retomada e melhora das condições sociais e econômicas do país, para daqui a três ou quatro anos. Em virtude da crise moral que assola o país o sofrimento de milhões de brasileiros continua muito intenso e mais do que nunca hoje se pode rezar e pedir como fez o Papa Francisco na inauguração da estátua de Nossa Senhora Aparecida nos Jardins do Vaticano, em setembro de 2016, na ocasião disse o Papa: “Que Nossa Senhora Aparecida proteja todo o Brasil e todo o povo brasileiro neste momento muito triste”.

Este pedido do Papa, também se reza na consagração a N. Sra. Aparecida: “Ó Maria Santíssima, que em vossa querida imagem de Aparecida espalhais inúmeros benefícios sobre todo o Brasil, eu, cheio (a) do desejo de participar dos benefícios de vossa misericórdia, prostrado (a) a vossos pés consagro-vos meu entendimento, para que sempre pense no amor que mereceis”.
A Palavra de Deus que se proclama na liturgia da Solenidade de N. Sra. Aparecida de algum modo também apresenta como desde sempre a figura da mulher na Bíblia significou uma poderosa intercessão nos momentos de dificuldade que as comunidades enfrentaram ao longo da história.
Na primeira leitura, o povo judeu estava condenado ao extermínio quando a rainha Ester se apresenta diante do rei e lhe pede apenas uma coisa: “Se ganhei as tuas boas graças, ó rei, e se for de teu agrado, concede-me a vida - eis o meu pedido! - e a vida do meu povo - eis o meu desejo”.
No texto do Apocalipse uma mulher vestida de sol e trazendo em seu corpo outros sinais de vida, enfrenta o dragão, símbolo da morte. No final do embate, embora frágil a vida e a mulher terminam vitoriosas.
Nas bodas de Caná, mais uma vez “a mulher” e agora personificada em Maria, intervém e garante a continuidade da festa superando mais uma vez a lei do puro e do impuro. A participação de Maria neste novo tempo da história de Israel supera todas as expectativas e dá início à manifestação gloriosa da vida de Jesus no meio das pessoas.
Mais do que nunca, na atualidade, o cristão tem certeza que invocar Maria como intercessora nos momentos de dificuldade implica compreender a profunda ligação da Mãe com seu filho Jesus, que muito mais do que laços de carne e de sangue é expressa por uma extraordinária força espiritual.

Que a Eucaristia, a Oração e Palavra de Deus alimentem a vida de todos na luta contra o mal, pela libertação e pela dignidade de todos. Que a Igreja inteira compreenda e ajuda a compreender o que se reza: “modelo de santidade e advogada nossa”. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário