sexta-feira, 11 de novembro de 2016

HOMILIA PARA O DIA 13 DE NOVEMBRO DE 2016

A SALVAÇÃO VIRÁ PARA TODOS

“Somos gente da esperança, que caminha rumo ao pai, somos povo da aliança que já sabe aonde vai. De mãos dadas a caminho, porque juntos somos mais, a plantar um novo reino de unidade amor e paz”.

Este verso de uma canção religiosa frequentemente entoada em nossas comunidades ajuda compreender a Palavra de Deus proclamada na liturgia deste domingo. No tempo do profeta Malaquias vivia muita gente boa, mas também muitos injustos e pecadores. Inconscientemente e muitas vezes até convencidos os bons não conseguiam entender porque os maus conseguiam prosperar com certa facilidade enquanto os bons tinham grande dificuldade de progredir e melhorar de vida. É claro que diante desta realidade mais facilmente o desânimo toma conta das pessoas. Neste contexto o profeta aponta para o futuro, devolvendo-lhes a coragem e a esperança: Para vós, que temeis o meu nome, nascerá o sol da justiça, trazendo salvação em suas asas”.
Esta é também a certeza que o salmista proclamou e que a Igreja reza neste domingo: Exultem na presença do Senhor, pois ele vem, vem julgar a terra inteira. Julgará o universo com justiça e as nações com equidade”.
Na mesma perspectiva São Paulo escreve aos Tessalonicenses: “Bem sabeis como deveis seguir o nosso exemplo, pois não temos vivido entre vós na ociosidade. De ninguém recebemos de graça o pão que comemos. Pelo contrário, trabalhamos com esforço e cansaço, de dia e de noite, para não sermos pesados a ninguém”. Paulo é categórico ao afirmar não se iludam com promessas de uma vida fácil, pelo contrário não deixem de trabalhar e de fazer de modo bem feito todas as coisas.
E Jesus, no evangelho, recorda diversas situações do cotidiano que podem ser motivo para desanimar e não ter coragem de lutar por um mundo melhor. Nenhum medo, nenhuma ameaça, nenhuma preocupação diz Jesus, deve ser maior do que a certeza que “Vós não perdereis um só fio de cabelo da vossa cabeça. É  permanecendo firmes que ireis ganhar a vida”.
A vida de Jesus, a história das pessoas, das famílias, da sociedade e da própria Igreja são provas que depois de cada grande provação e tempo de dificuldade sempre há um novo alvorecer que se confirma na fé e na esperança que nunca morre. Esta certeza as pessoas experimentam pela graça do Espírito Santo que mora nos corações e renova a face da terra.

A assembleia cristã reunida reafirma na oração que sua vida está nas mãos de Deus em quem continuam confiando e em quem depositam toda a esperança.

Nenhum comentário:

Postar um comentário