quinta-feira, 24 de novembro de 2016

HOMILIA PARA O DIA 27 DE NOVEMBRO DE 2016

A SALVAÇÃO ESTÁ PERTO

A expressão “O Seguro morreu de velho”, é utilizada com muita propriedade para alertar as pessoas quanto é necessário estar preparado e atento para os imprevistos e improvisos da vida. Na Escola, uma das expressões mais utilizadas é: “Presta atenção no que a professora está falando”.  Nas redes sociais é muito comum encerrar uma conversa com os amigos virtuais usando o jargão: “Se cuida”.

Todas estas expressões são uma forma de entender o Advento. Este tempo que inicia um novo ano litúrgico na vida da Igreja e acende a esperança na proximidade do Natal não é outra coisa senão a garantia de que quem estiver atento a tudo o que acontece mais facilmente vai perceber a realização das promessas e de muita coisa extraordinária que passaria em branco ou diminuída pela mídia e pelo consumo próprio das festas de fim de ano.

No Evangelho deste primeiro domingo do Advento Jesus faz um alerta, que poderia ser parafraseado com a expressão: “O seguro morreu de velho”. Isto é, Jesus garante que em todos os tempos aqueles que estavam distraídos não perceberam os sinais e foram surpreendidos por acontecimentos que poderiam ter sido evitado.  Ele alerta aos seus conterrâneos, não para causar pânico, nem tampouco para apagar a esperança, pelo contrário reafirma a ideia que sua vinda é certa e que não está associada a um tempo cronológico, mas ao modo como as pessoas se relacionam no cotidiano da história. Nesta preparação para o Natal, o evangelho é um convite para cada pessoa nestes tempos: “Fiquem também vocês preparados” para o que acontece no hoje da história.

O que aconteceu no tempo de Jesus o profeta já havia predito 700 anos antes: “Vamos subir ao monte do Senhor, à casa do Deus de Jacó, para que ele nos mostre seus caminhos e nos ensine a cumprir seus preceitos”. Porque aquele que julgará o mundo com justiça transformará também todos os sinais de morte e de dor em instrumentos de trabalho.

Eis que a Igreja inteira repete a certeza do salmista: “Que alegria, quando ouvi que me disseram: 'Vamos à casa do Senhor!' Por amor a meus irmãos e meus amigos, peço: 'A paz esteja em ti!' Pelo amor que tenho à casa do Senhor, eu te desejo todo bem”.

E não fora de propósito Paulo fala aos romanos: “Vós sabeis em que tempo estamos, pois já é hora de despertar. Com efeito, agora a salvação está mais perto de nós do que quando abraçamos a fé”.


Também para os cristãos do terceiro milênio a recomendação de Paulo e as palavras de Jesus ganham atualidade. A igreja se reúne na preparação do Natal exatamente para pedir forças para caminhar neste mundo em direção ao Reino. É por isso que se reza no início da missa: “Que caminhando com nossas boas obras ao encontro do Cristo que vem, sejamos reunidos à sua direita na comunidade dos justos”. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário