sábado, 3 de dezembro de 2016

HOMILIA PARA O DIA 04 DE DEZEMBRO DE 2016 - 2º DO ADVENTO ANO A

A ESPERANÇA NUNCA MORRE


Os fatos ocorridos nesta semana que culminaram com a morte de 76 pessoas num acidente aéreo, os protestos ocorridos em Brasília com a votação da PEC 241 no Senado Federal, da lei anticorrupção na Câmara dos Deputados, da decisão do Supremo Tribunal Federal declarando que o aborto antes dos três meses não é crime, de algum modo dizem respeito a todos. É claro que nenhum destes fatos pode ser visto como bom e positivo, apesar disso eles ajudam a reacender a esperança.

O Bispo de Chapecó, na mensagem que dirigiu ao mundo por ocasião do funeral coletivo na Arena Condá, começou com estas palavras: “A reunião de hoje tem o objetivo de celebrar a vitória da Esperança” e citou o profeta Isaías, no mesmo texto que se lê na liturgia deste domingo: “Nascerá uma haste do tronco de Jessé e, a partir da raiz, surgirá o rebento de uma flor; sobre ele repousará o espírito do Senhor: espírito de sabedoria e discernimento, espírito de conselho e fortaleza, espírito de ciência e temor de Deus; no temor do Senhor encontra ele seu prazer”. Esta afirmação foi feita ao povo de Israel 700 anos antes do nascimento de Jesus, quando o povo sofria terrivelmente sob o domínio de um governo injusto causando todas as formas de dor e de morte.

Isaías conforta os desassistidos com palavras de esperança: “a partir da raiz surgirá o rebento de uma flor”, na mesma intensidade a igreja reunida neste segundo domingo do advento proclama com o Salmo: “Nos seus dias a justiça florirá”.

São Paulo escreve aos Romanos, o que pode ser aplicado também nestes tempos: “Tudo o que outrora foi escrito, foi escrito para nossa instrução, para que, pela nossa constância e pelo conforto espiritual das Escrituras, tenhamos firme esperança. O Deus que dá constância e conforto vos dê a graça da harmonia e concórdia, uns com os outros, como ensina Cristo Jesus”.

E Mateus apresenta a pessoa de João Batista e o seu anuncio da chegada daqueles que vinha sendo prometido por muitas gerações. A chegada do messias pede uma mudança de vida e João Batista não tem medo de desafiar a todos para um novo estilo de vida: “Convertei-vos, porque o Reino dos Céus está próximo. Produzi frutos que provem a vossa conversão. Eu vos batizo com água para a conversão”.

Certamente estas palavras se aplicam ao cotidiano da vida e especialmente no confronto com os fatos ocorridos nesta semana. Diante de toda dor, de todo sofrimento e de toda a injustiça cada pessoa pode se perguntar: Em que medida preciso modificar o meu modo de ver e fazer as coisas para caminhar na esperança e com tranquilidade para o encontro do Senhor que vem.

É por isso que rezamos no início e no fim da missa: “Que nada nos impeça de ir ao encontro do Senhor que em; e que esta eucaristia ensine a julgar com sabedoria os valores terrenos para alcançar os bens eternos”

Em outras palavras que nada apague a esperança!




Nenhum comentário:

Postar um comentário