terça-feira, 27 de dezembro de 2016

HOMILIA PARA A MISSA DOS MOTORISTAS - IGREJA MATRIZ SÃO JOAQUIM - VERÊ PARANÁ - 28 DEZEMBRO 2016

SE O SENHOR NÃO ESTIVESSE AO NOSSO LADO...

Alan Ruschel, um dos sobreviventes da Chapecoense, em sua primeira manifestação pública depois do acidente fez a seguinte declaração: Os planos de Deus são maiores que os meus, tão grande que eu não posso imaginar.  Seguimos na luta e honraremos aqueles que foram morar com Deus. Deus, obrigado pela misericórdia deste milagre, o Senhor é maravilhoso”.
A manifestação deste jogador não é diferente do dia a dia dos motoristas e de tantos outros profissionais da estrada. Não são poucas vezes que os desafios da estrada são maiores que as próprias forças, entretanto é também verdade que a força da fé supera as provações e permite continuar na luta.
São Paulo, na segunda carta aos Coríntios, relata as próprias dificuldades nas suas viagens missionárias, no capítulo 11, versículos 26 a 29 se lê: “Estive continuamente viajando de uma parte a outra, enfrentei perigos nos rios, perigos de assaltantes, perigos dos meus compatriotas, perigos dos gentios; perigos na cidade, perigos no deserto, perigos no mar, e perigos dos falsos irmãos. Trabalhei arduamente; muitas vezes fiquei sem dormir, passei fome e sede, e muitas vezes fiquei em jejum; suportei frio e nudez. O Deus e Pai do Senhor Jesus, que é bendito para sempre, sabe que não estou mentindo”.
A liturgia da Igreja para o dia de hoje celebra a festa dos Santos Inocentes, fazendo memória das crianças assassinadas pelo rei Herodes, quando perseguia Jesus reconhecido como o “recém-nascido Reis dos Judeus”.
Na primeira leitura da carta de João está escrito: “A mensagem que ouvimos de Jesus Cristo e lhes anunciamos é esta: Deus é luz e nele não existe trevas”. Dito de uma outra forma, para quem reconhece Deus, nenhum sofrimento, nenhuma provação, nenhuma dificuldade será maior do que todos os desafios que o mundo oferece.
É por isso que nós rezamos no salmo da liturgia de hoje: “O nosso auxílio está no nome do Senhor, do Senhor que fez o céu e fez a terra”
Para quem confia no Senhor, a falta de consolo e a dor daqueles que partem não é maior do que a coragem de “José que levantou-se de noite, pegou o menino e sua mãe, e partiu para o Egito”.

Sem sombra de dúvida a manifestação que fazemos no dia de hoje como ação de graças pelos trabalhos do ano é a melhor maneira de reconhecer o que disse o jogador: “Seguimos na luta e honraremos aqueles que foram morar com Deus” 

Um comentário:

  1. Os Santos Inocentes, naquele tempo, foram mortos a golpe de espada, em nosos dias estão morrendo de fome e de outras violencias, talvez mais cruies que a espada. A falta de oportunidade de uma boa educação, saúde e segurança, é a espada que fere nossos filhos. O que levou Herodes a matar aquelas foi o medo da concorrencia. Hoje não é diferente. É preciso cortar pela raíz a esperança e a chance de o pobre se organizar e enfrentar os poderosos. Cortando esses tres ingredientes (saude, educação e segurança),com certeza que o bolo nao cresce nem terá sabor, será apenas massa de manobra.

    ResponderExcluir