sábado, 24 de dezembro de 2016

HOMILIA PARA A NOITE DO NATAL 2016

SALVOS POR SUA MISERICÓRDIA

Todos os grandes acontecimentos da história humana exigem longa preparação e envolvem pessoas e instituições. O mundo contemporâneo e o mercado do negócio prepara os eventos com campanhas publicitárias que envolvem também muito dinheiro. Algumas vezes até os cristãos se deixam contaminar por esse sentimento e a festa do Natal em lugar de ser uma oportunidade para a solidariedade, o perdão e a confraternização se resumem na troca de presentes e no comércio de interesses.
A Palavra de Deus que se proclama na missa da noite do Natal aponta para outra direção e nesta perspectiva celebrar o nascimento de Jesus é uma ocasião para reconhecer a Misericórdia de Deus que vem ao encontro da pessoa humana para lhe garantir a salvação.
O profeta falou ao povo num tempo em que o sofrimento e a dominação estrangeira era a marca mais forte em Israel. E no meio desta situação Isaias garante: O povo que andava nas trevas viu uma grande luz; para aqueles que habitavam nas sombras da morte uma luz começou a brilhar. Multiplicastes a sua alegria, aumentastes o seu contentamento. Rejubilam na vossa presença, como os que se alegram no tempo da colheita, como exultam os que repartem os frutos” e continua o profeta: “um filho nos foi dado. Tem o poder sobre os ombros e será chamado Conselheiro admirável, Deus forte, Pai eterno, Príncipe da paz”.
Também a Igreja hoje compreende a profecia e canta o Salmo: Anunciai dia a dia a sua salvação, publicai entre as nações a sua glória, em todos os povos as suas maravilhas. Alegrem-se os céus, exulte a terra, ressoe o mar e tudo o que ele contém, exultem os campos e quanto neles existe, alegrem-se as árvores das florestas”.
São Paulo confirma na carta a Tito: “Caríssimo: Manifestou-se a graça de Deus, fonte de salvação para todos os homens”.
O menino que nasceu em Belém e cuja presença é celebrada em cada Natal é a realização de tudo o eu havia sido anunciado. Por isso mesmo a assembleia reunida em oração na noite de Natal renova a proclamação feita pelos anjos aos pastores: “Não temais, porque vos anuncio uma grande alegria para todo o povo: nasceu-vos hoje, na cidade de Davi, um Salvador, que é Cristo Senhor. Isto vos servirá de sinal: encontrareis um Menino recém-nascido”.
Celebrar o Natal implica compreender e ajudar cada pessoa também compreender que o amor de Deus que se preocupa com todos e que a felicidade de todos. A salvação de Deus não se manifesta nos grandes eventos da história, mas na simplicidade das coisas de cada dia.

Que Maria ensine a todos reconhecer o verbo que se fez carne e que veio habitar entre nós por meio de quem também a humanidade reconhece Deus que vem  e que o profeta já havia chamado de Príncipe da Paz!

Nenhum comentário:

Postar um comentário