sábado, 10 de dezembro de 2016

HOMILIA PARA O DIA 11 DE DEZEMBRO DE 2016

FORTALEÇAM SUA VIDA NA ESPERANÇA

Três situações ajudam a compreender a Palavra de Deus deste terceiro domingo do advento. Uma delas está na comparação que São Tiago faz na segunda leitura de hoje: “Vejam o agricultor que espera o precioso fruto da terra e fica firme até cair a chuva do outono ou da primavera”. Não precisa muitas palavras para compreender que o agricultor vive, ano após ano, sempre da Esperança.

A segunda situação é perceber como apesar de onda de corrupção que vem sendo denunciada no país inteiro, com tudo o que se tenta fazer para evitar que isso aconteça, frequentemente se vê que alguns corruptos vão sendo presos e condenados. Nos últimos 13 anos cerca de seis mil servidores públicos federais, envolvidos em corrupção foram expulsos do serviço público e condenados a ressarcir aos cofres públicos os prejuízos que causaram.

O avanço da medicina e os recursos tecnológicos disponíveis permite que uma mãe grávida se prepare emocionalmente de modo mais tranquilo e seguro para o nascimento do seu bebê. Os exames pré-natal, a realização da ultrassonografia e outros tantos recursos vão garantindo a mãe a alegre expectativa para o nascimento da criança. 

Todas estas situações, são geradoras de esperança, tendo sempre presente que cada uma delas é sempre de expectativa e curiosidade.

É assim que o Profeta Isaías, escreve ao povo de Israel que vivia numa profunda crise, enquanto voltava do exílio. A palavra do Profeta conforta os desiludidos e sofredores: “Fortalecei as mãos enfraquecidas e firmai os joelhos debilitados. Dizei às pessoas deprimidas: 'Criai ânimo, não tenhais medo! Vede, é vosso Deus, é ele que vem para vos salvar”.

Na mesma proporção o salmista canta: “O Senhor é fiel para sempre, Ele ampara a viúva e o órfão, mas confunde os caminhos dos maus”.

E Jesus conforta os amigos de João, que já estava na prisão, depois de haver denunciado muitos políticos corruptos do seu tempo. Questionado se Ele era o Messias, Jesus não responde com grandes discursos, mostra os fatos: “Ide contar a João o que estais ouvindo e vendo: os cegos recuperam a vista, os paralíticos andam, os leprosos são curados, os surdos ouvem, os mortos ressuscitam e os pobres são evangelizados. Feliz aquele que não se escandaliza por causa de mim”.

Em resumo, a esperança do Cristão é o próprio Jesus, cuja vinda é certa, por isso o advento é um convite a rezar com devoção e firmeza: “Concedei Senhor que nos preparemos com fervor para o Natal do Vosso Filho”.


Certamente a preparação do Natal pede de cada pessoa a mesma atitude de Jesus: ser solidário e agir sempre para diminuir o sofrimento das pessoas, sobretudo daqueles com quem se compartilha o dia a dia da casa, do trabalho, da igreja e da sociedade. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário