sábado, 7 de janeiro de 2017

HOMILIA PARA O DIA 08 DE JANEIRO DE 2017

EM JESUS NOS FOI REVELADA A GRAÇA QUE
DEUS CONCEDEU PARA A HUMANIDADE

Para o Brasil inteiro, o ano de 2016 terminou sem deixar saudade. A crise política, econômica, moral somada à onda de corrupção que assola o País, merece ser deixada para trás. Enquanto o noticiário está de férias, parece que estas coisas realmente deixaram de acontecer. Entretanto o ano se inicia com a trágica situação dos presídios e os massacres que ocorreram nos primeiros dias do ano em Manaus e em Roraima. Os mandatários estão preocupados com o que chamam de “barril de pólvora da violência”.
Por outro lado, ainda estamos celebrando e vivendo o clima de natal e as festividades garantem a reunião das famílias e atitudes de ação de graças. Como entender e celebrar estes dois lados da mesma moeda?
A Palavra de Deus deste domingo da Manifestação do Senhor também chamado de domingo de Reis ajuda a compreender e colocar a realidade sob a ótica daquele que pode libertar da morte, ou como diz São Paulo na segunda leitura: “daquele que revelou a graça e o conhecimento do mistério de Deus para a humanidade”.
A fala do profeta Isaías na primeira leitura garante: “Eis que está a terra envolvida em trevas, e nuvens escuras cobrem os povos; mas sobre ti apareceu o Senhor, e sua glória já se manifesta sobre ti. Os povos caminham à tua luz e os reis ao clarão de tua aurora. Levanta os olhos ao redor e vê: todos se reuniram e vieram a ti; teus filhos vêm chegando de longe om tuas filhas, carregadas nos braços”. Esta profecia que foi pronunciada por ocasião da volta do exílio da Babilônia foi uma palavra de conforto para um povo sofrido e sem esperanças. Durante quase setecentos anos a comunidade de Israel esperou pela realização da promessa, que se concretizou com o nascimento de Jesus.
O relato do encontro do menino Jesus pelos Magos em Belém é a confirmação de que o projeto de Deus ultrapassa toda dor e todo sofrimento. O menino nascido em Belém que é, chamado pelos magos de “rei dos judeus, que acaba de nascer” provocou uma reviravolta no conceito de autoridade para todo o povo de Israel.
Eis que também para a humanidade neste ano de 2017, acreditar e procurar reconhecer Jesus cuja luz brilha no meio das trevas é uma maneira de ganhar a coragem dos magos e seguir “por outro caminho” longe da violência. Os Magos ensinam que apesar de todos os males e sofrimentos que rondam a sociedade, sempre existirá uma alternativa capaz de garantir forças para construir um mundo mais fraterno, mas humano e mais justo.
Que a celebração da Eucaristia, a força da Palavra e a reunião de irmãos em oração ajudem a todos compreender a lógica de Deus que não anda pelos mesmos caminhos dos corruptos dos nossos dias.


Nenhum comentário:

Postar um comentário