sexta-feira, 13 de janeiro de 2017

HOMILIA PARA O DIA 15 DE JANEIRO DE 2017 - 2º DOMINGO COMUM ANO "a"

ELE ESTÁ NO MEIO DE NÓS

Que a pessoa humana reconhece sua limitação e finitude  é um fato inegável. Muito difícil  encontrar alguém, por mais incrédulo que seja que não admita os mistérios da vida, que não tenha medo da morte e não faça referência a um “ser superior”,  ou algo que o valha. Os cristãos creem no Deus da Vida e tem confiança que a morte não é a última realidade. Por causa dessa certeza, os cristãos estão habituados a saudar uns aos outros com a frase: “O Senhor esteja com Vocês”, ou ainda “Fique com Deus” e outras tantas expressões que indicam a fé e a esperança numa vida melhor e mais digna para todos.
As leituras deste domingo apontam para a certeza que Deus, na pessoa de Jesus Cristo manifestado ao mundo, Salva e dá coragem. O profeta Isaías, na primeira leitura anuncia ao povo de Israel a possibilidade para ser Luz das nações e sinal da presença de Deus no mundo. A mesma coisa afirma São Paulo na carta aos Coríntios “vocês foram chamados a ser santos, junto com todos que em qualquer lugar acreditam em Jesus Cristo”.
João batista soube muito bem cumprir esse papel e anunciou com a vida e a palavra em quem e porque acreditava em mundo diferente a partir da pessoa de Jesus, por isso afirma com autoridade: “Eis o Cordeiro de Deus que tira o pecado do mundo... ele passou à minha frente porque existia antes de mim... ele vai batizar vocês com o Espírito Santo”.
Como ensinamento da Palavra de Deus neste domingo cada pessoa, mas sobretudo,  os cristãos são chamados a ser uma esperança para o mundo. Jesus foi a realização de um sonho alimentado por gerações, aqueles que o conheceram confirmaram que na sua pessoa se realizou um tempo novo. Inspirados por sua palavra e testemunho muitos consumiram suas vidas na construção de um mundo melhor e mais humano.

Também os cristãos do terceiro milênio são chamados a fazer de sua existência um serviço para uma  vida mais digna para todos, por isso se reza na missa: “Escutai com bondade as preces do vosso povo e dai ao nosso tempo a vossa paz”. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário