sábado, 18 de fevereiro de 2017

HOMILIA PARA O DIA 19 DE FEVEREIRO DE 2017

A NOVIDADE DO REINO...


A sociedade contemporânea marcada pelo stress e pelo ativismo vai criando frequentemente propostas para melhorar os relacionamentos e a convivência nos diversos ambientes. Basta digitar a expressão gentileza, na rede mundial de computadores e irá aparecer uma centena de alternativas. Em resumo, trata-se de compreender o significado da expressão: “Gentileza gera gentileza”. Há mais de 200 anos o filósofo François Voltaire já havia falado sobre isso quando escreveu o chamado tratado da tolerância.
Entretanto todas essas situações são ainda muito mais antigas e tem seu fundamento na lei dada a Moisés, muito cedo, porém, o povo de Israel já havia ampliado a compreensão e isto é o que se lê no livro do Levítico, de onde a liturgia tira primeira leitura de hoje: Sede santos, porque eu, o Senhor vosso Deus, sou santo. Não tenhas no coração ódio contra teu irmão. Não procures vingança, nem guardes rancor dos teus compatriotas”. A lei dada a Moisés fez o povo compreender e cantar como se faz no salmo: “Bendize ó Minh ‘alma, ao Senhor, pois ele é bondoso e compassivo! Ele te perdoa toda culpa, não nos trata como exigem nossas faltas, Como um pai se compadece de seus filhos”.
E muito mais tarde, Jesus reinterpreta a lei do Talião: “Não enfrenteis quem é malvado! Pelo contrário, amai os vossos inimigos e rezai por aqueles que vos perseguem! Assim, vos tornareis filhos do vosso Pai que está nos céus, porque ele faz nascer o sol sobre maus e bons, e faz cair a chuva sobre justos e injustos. Portanto, sede perfeitos como o vosso Pai Celeste é perfeito”.
Com um ensinamento desta natureza a constatação não poderia ser outra se não o que São Paulo escreve aos coríntios: “Acaso não sabeis que sois santuário de Deus e que o Espírito de Deus mora em vós? Tudo é vosso. Mas vós sois de Cristo, e Cristo é de Deus”.
Reunidos em assembleia de oração onde se houve a Palavra e se partilha a Eucaristia não há outra atitude possível que não seja: fazer de tudo para ser semelhante a Deus amar com gratuidade, empenhar-se para que o jeito de ser de Deus se concretize em ações humanas todos os dias.
Reaprendendo a prática da tolerância e da gentileza se vai construindo uma comunidade transformada pelo perdão e pela misericórdia onde todos aprendem a cuidar de todos e de tudo.


Nenhum comentário:

Postar um comentário